INPE Reforça Parcerias na Amazônia

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (06/07) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que o instituto  reforçou suas parcerias na Amazônia.

Duda Falcão

INPE Reforça Parcerias na Amazônia

Quinta-feira, 06 de Julho de 2017

Instalado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, em Belém (PA), o Centro Regional da Amazônia (CRA) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) é referência no monitoramento de florestas tropicais e na capacitação e difusão do conhecimento nesta área. Um protocolo de intenções foi assinado em 26 de junho pelo diretor do INPE, Ricardo Galvão, e pelo diretor-presidente do Parque, Antônio Abelém, atestando o caráter social e de desenvolvimento tecnológico que permeia as relações entre as instituições.

Desde 2010, o INPE mantém instalações em Belém, em área cedida pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no Parque Guamá, onde usufrui de infraestrutura inovadora para atender a demandas no âmbito das geotecnologias e tecnologias espaciais.

“A assinatura do protocolo de intenções estreita ainda mais as relações, abrindo oportunidades para diferentes frentes de trabalho. O CRA/INPE tem um papel muito importante na história do parque tecnológico, sendo a primeira instituição a se instalar aqui. Este protocolo marca o início de uma nova fase com uma agenda positiva de trabalho conjunto”, disse Abelém.

Reuniões

Em Belém, o diretor Ricardo Galvão e a coordenadora dos Centros Regionais do INPE, Fátima Mattiello, participaram de reuniões com a chefia e o corpo científico do CRA. A agenda nos dias 26 e 27 de junho contemplou também encontros com representantes de instituições parceiras, como a UFPA e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O CRA é responsável por três grandes projetos do INPE: o TerraClass, que realiza o mapeamento do uso e cobertura do solo na Amazônia e qualifica o desmatamento na região, apontando suas causas; o DETER-B, um sistema de detecção do desmatamento em tempo quase real, utilizado como apoio pelas equipes de fiscalização do Ministério do Meio Ambiente; e o Capacitree – Projeto de Capacitação em Monitoramento de Florestas Tropicais, iniciativa do INPE que gera material didático e capacita técnicos de outros países para fazer o monitoramento aos moldes brasileiros.

Graças ao INPE, o Brasil é o único país do mundo a possuir metodologia consolidada para o monitoramento.

No dia 27, Ricardo Galvão e Fátima Mattiello, acompanhados dos pesquisadores do CRA, Marcos Adami e Igor Narvaes, estiveram com o chefe-geral da Embrapa Amazônia Oriental, Adriano Venturieri. A Embrapa coordena junto ao INPE o projeto TerraClass. Foram discutidas futuras parcerias, bem como a instalação de uma torre de 27 metros, constituída de nove módulos de três metros e de uma antena transmissora delta dupla para operação do equipamento DPS. A operação vem sendo realizada pelo Programa de Estudo e Monitoramento do Clima Espacial Brasileiro (Embrace), do INPE, e será feita em área nas dependências da Embrapa Amazônia Oriental.

Galvão e Mattiello também se reuniram com a diretora de Pós-Graduação da UFPA, Iracilda Sampaio.

No Pará, o diretor do INPE reiterou o papel do Instituto na prestação de serviços relevantes e estratégicos para a sociedade e reforçou seu comprometimento com a inserção em novos projetos, que também estimulem uma efetiva integração com outras instituições e órgãos governamentais.

“A visita representou o interesse e a intenção da Direção e da Coordenação dos Centros Regionais do INPE em promover a pesquisa, desenvolvimento e interação do Centro com outras instituições da região. O momento também foi propício para observar a realidade da região Norte do país e empreender esforços para estimular e apoiar as atividades aqui desenvolvidas", diz Alessandra Gomes, chefe do CRA/INPE.

Ricardo Galvão e Antonio Abelém celebram
assinatura de Protocolo de Intenções.
Reunião do diretor do INPE e coordenadora dos
Centros Regionais com a equipe do CRA.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários