INPE Promove Palestras e Oficinas na ExpoT&C

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (13/07) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que o instituto irá promover palestras e oficinas na ExpoT&C.

Duda Falcão

INPE Promove Palestras e Oficinas na ExpoT&C

Quinta-feira, 13 de Julho de 2017

A montagem de um nanossatéliteé uma das atrações que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) leva à ExpoT&C, que acontece de 17 a 22 de julho, em Belo Horizonte (MG), durante a 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

De segunda (17) a sexta-feira (21), sempre ao meio-dia, uma equipe do INPE promoverá oficinas de cubesats, simulando algumas das funções deste tipo de nanossatélite. A participação é aberta ao público, que conheceráatividades fundamentais na formação de recursos humanos para o setor espacial brasileiro, realizadas em parceria com universidades, e o projeto escolar Ubatubasat, que resultou no lançamento do primeiro satélite no mundo feito por estudantes de ensino médio. As oficinas também abordam o Programa de Capacitação Tecnológica em Engenharia Espacial do INPE.

Durante todo o evento, oestande do INPE poderá ser visitado no espaço que reúne as unidades de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Lá estarão exibidas maquetes dos satélites SCD, o primeiro desenvolvido pelo Brasil, e do CBERS, realizado em parceria com a China, além de uma réplica do Tancredo-1, este construído por alunos de uma escola pública de Ubatuba (SP) com o suporte de engenheiros do INPE.

No estande, os visitantes da ExpoT&C poderão andar sobre uma imagem de Belo Horizonte registrada pelo satélite sino-brasileiro e participar de um jogo virtual sobre atividades do Instituto.

Mitos e verdades sobre a origem do Universo e a detecção de ondas gravitacionais serão temas de palestras de pesquisadores do INPE, que ainda apresentarão as características dos novos satélites de observação da Terra e estudos multidisciplinares sobre impactos, vulnerabilidades, processos sociais e políticas públicas associadas às mudanças ambientais regionais e globais.

Estudantes e a comunidade em geral terão a oportunidade deconhecer e interagir com alguns dos principais cientistas brasileiros em suas áreas de atuação durante as palestras da ExpoT&C, que estará aberta de segunda-feira (17) a sábado (22), das 9h às 19h, no campus da Pampulha da UFMG.

Confira a programação do INPE na ExpoT&C:

Dia 17 de julho (segunda-feira)

11h40: Palestra “Satélites de Observação da Terra: A contribuição do INPE para o período 2015-2020” - Júlio Dalge

12h00: Oficina de Cubesats - Wagner Mahler, Daniel Novo e Daniel Resemini

Dia 18 de julho (terça-feira)

12h00: Oficina de Cubesats - Wagner Mahler, Daniel Novo e Daniel Resemini

16h40: Palestra “Uma nova janela para o Universo” – Odylio Aguiar

Dia 19 de julho (quarta-feira)

12h00: Oficina de Cubesats - Wagner Mahler, Daniel Novo e Daniel Resemini

Dia 20 de julho (quinta-feira)

12h00: Oficina de Cubesats - Wagner Mahler, Daniel Novo e Daniel Resemini

Dia 21 de julho (sexta-feira)

09h30: Palestra “Espaço, sustentabilidade e mudanças ambientais” – Juliana Farinaci

10h20: Palestra “Mitos e verdades sobre a Origem do Universo” – João Braga

12h00: Oficina de Cubesats - Wagner Mahler, Daniel Novo e Daniel Resemini

Dia 22 de julho (sábado)

11h20: Palestra “Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico no INPE: uma agenda de inovação” - Júlio Dalge

69ª Reunião Anual da SBPC

As reuniões anuais da SBPC têm como objetivos debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento. Para tanto, além da programação científica, o evento apresenta também atividades reunidas em programações paralelas, como SBPC Jovem, SBPC Cultural e ExpoT&C.

A sessão de abertura será no domingo (16) às 18h, no Auditório Nobre do CAD 1, na UFMG. Cerca de 26 instituições como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento e entidades governamentais apresentarão novas tecnologias, produtos e serviços na ExpoT&C, um pavilhão climatizado de 4.600 m2, onde ficarão abrigados os estandes dos expositores.

Com o tema “Inovação – Diversidade – Transformações”, a 69ª Reunião Anual da SBPC terá mais de 240 atividades durante toda a semana, com a participação de pesquisadores renomados do Brasil e exterior, e gestores do sistema estadual e nacional de C&T.

A programação completa está disponível no site: http://ra.sbpcnet.org.br/belohorizonte/


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários