Dia Nacional de Lançamento de Minifoguetes 2017

Olá leitor!

Foi postado no dia (15/07) no Blog “Minifoguete”, uma nota da Comissão de Eventos da Associação Brasileira de Minifoguetes (BAR), convidando a todos fogueteiros do país a participarem do Dia Nacional de Lançamento de Minifoguetes 2017.

Duda Falcão

Dia Nacional de Lançamento
de Minifoguetes 2017

Todas as equipes e grupos de foguetes brasileiros, bem como pessoas individualmente, estão convidados a participar do Dia nacional de lançamento de minifoguetes 2017.

Os OBJETIVOS desse evento são:

· Popularizar os minifoguetes e o espaçomodelismo/foguetemodelismo

· Divulgar a Associação Brasileira de Minifoguetes – BAR

· Divulgar as equipes e grupos de foguetes brasileiros

· Divulgar o V Festival Brasileiro de Minifoguetes (2018)

· Divulgar o Programa Espacial Brasileiro

· Comemorar os 60 anos do lançamento do Sputnik 1 em 4 Out 1957

A atividade principal será o lançamento de minifoguetes simultaneamente por todos os interessados em várias cidades e estados brasileiros.

As pessoas e equipes/grupos de foguetes que tiverem interesse em participar deste evento devem fazer inscrição através do formulário disponível em


INFORMAÇÕES às pessoas e equipes/grupos de foguetes:

· Para participar deste evento nacional, recomenda-se que os lançamentos sejam feitos preferencialmente nos dias 7 a 15 Out 2017.

· Para participar, basta que cada equipe ou grupo de foguetes, ou pessoa individualmente, lance pelo menos um minifoguete.

· Não é necessário ser sócio da BAR para participar deste evento.

· Para quem precisar, a BAR poderá enviar uma carta pedindo apoio à realização do evento; basta enviar o texto necessário.

· Qualquer dúvida ou sugestão: minifoguete@gmail.com

SUGESTÕES às pessoas e equipes/grupos de foguetes:

· As pessoas e equipes que estão se preparando para o V Festival Brasileiro de Minifoguetes, a ser realizado em abril de 2018 em Curitiba, poderiam aproveitar um dia de seus testes de voo para participar deste evento com lançamentos públicos.

· Por motivo de segurança, realizar lançamentos somente com motores comerciais, para não haver risco de acidentes com espectadores.

· Divulgar o evento em sua instituição e mídia local, convidando a comunidade interna e externa à sua instituição para participar.

· Ministrar um minicurso com duração de uma hora, destinado a leigos, para explicar conceitos básicos sobre minifoguetes, aerodinâmica, propulsão, estabilidade, trajetória etc, e falar sobre o programa espacial brasileiro, a associação brasileira de minifoguetes, o festival brasileiro de minifoguetes, esclarecer dúvidas sobre astronáutica etc.

· Ministrar uma oficina, destinada a leigos, para montar um espaçomodelo básico, de baixo custo, com motor de fogos de artifício (foguete-de-vara).

· Realizar uma exposição dos minifoguetes e acessórios, fotos etc do grupo/equipe.

· Cobrar taxa de inscrição das pessoas que fizerem o minicurso e a oficina, participarem da exposição e assistirem aos lançamentos, para ajudar nas despesas de cada equipe com suas pesquisas e desenvolvimento; ou pedir doação.

· Distribuir uma folha impressa a cada espectador dos lançamentos com texto sobre a equipe, os minifoguetes a serem lançados, BAR, Festival de Minifoguetes, etc. O mesmo poderia ser feito em relação ao minicurso, a oficina e a exposição.

· Registrar: o número de participantes em cada atividade (minicurso, oficina, exposição, lançamentos); nome, classe do motor e resultados de cada voo; fazer fotos e vídeos de tudo. Essas informações serão solicitadas após o evento para um relatório da BAR visando divulgar os resultados do evento.

Participe e divulgue o Dia nacional de lançamento de minifoguetes 2017.

Comissão de Eventos da BAR

Lançamento de um minifoguete de baixo custo (< R$ 2).
Público vendo um lançamento do Grupo de
Foguetes Carl Sagan (UFPR).
Criançada correndo atrás de um minifoguete que aterrissou.


Fonte: Blog “Minifoguete“ - http://minifoguete.blogspot.com.br

Comentários