Centro da Amazônia Oferece Tecnologia Para Monitorar Desmatamentos a Países da América do Sul

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (24/07) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que o Centro Regional da Amazônia (CRA) do instituto oferece tecnologia para monitorar desmatamentos a países da América do Sul.

Duda Falcão

Centro da Amazônia Oferece Tecnologia
Para Monitorar Desmatamentos
a Países da América do Sul

Segunda-feira, 24 de Julho de 2017

A capacitação de gestores internacionais para a preservação de florestas reforça o papel do Brasil como líder mundial em tecnologias para controle do desmatamento e da degradação florestal. Por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o país está oferecendo um curso de monitoramento de florestas tropicais por satélite.

Técnicos e gestores de cinco países da América do Sul – Bolívia, Equador, Venezuela, Peru e Colômbia – estão no Centro Regional da Amazônia (CRA) do INPE, em Belém (PA), para conhecer as principais ferramentas do software TerraAmazon e implementá-las em seus países. Para isso, terão material específico e assistência técnica do INPE.

No ano passado, 34 técnicos da Bolívia, Colômbia, Peru, Guiana, Suriname e Equador estiveram no Centro da Amazônia para três edições do Capacitree. Agora, 14 novos participantes estão em contato com o que há de mais avançado em geotecnologias. Numa parceria com a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), o INPE também já participou da instalação de salas de observação no Peru e na Bolívia.

Por meio do TerraAmazon, é possível mapear corte raso e o uso e cobertura da terra. Além disso, o sistema permite medir o desmatamento e divulgar com transparência todas as informações obtidas a partir de imagens de satélites. Disponibilizada gratuitamente, a ferramenta foi desenvolvida pela Divisão de Processamento de Imagens, que é ligada à Coordenação de Observação da Terra do INPE, em parceria com a Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (FUNCATE).

Treinamento acontece no Centro Regional da Amazônia do INPE.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários