Equipe TOPUS Realiza Teste Estático do Motor-Foguete Que Participará do Spaceport America Cup

Olá leitor!

Faltam apenas 15 dias para a realização da maior competição de foguetes universitária do mundo, ou seja, a Spaceport America Cup, e as equipes brasileiras que participarão deste evento seguem com as suas atividades.

Este por exemplo é o caso da equipe “TOPUS Pesquisas Aeroespaciais” da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP), equipe esta que realizou recentemente (segundo divulgado por eles) o primeiro e mais desafiador teste estático realizado até então pela equipe (a do motor do foguete “TOPUS One” que irá participar do evento), em que os cálculos de todo um ano foram colocados à prova em poucos segundos. Vejo leitor abaixo o vídeo deste teste estático.


O Blog BRAZILIAN SPACE aproveita para parabenizar a equipe TOPUS e ao mesmo tempo desejar sorte a todos vocês nesta primeira edição da Spaceport America Cup.

Duda Falcão

Comentários

  1. Eu como engenheiro e professor e pioneiro em foguetes experimentais no Brasil, fico muito feliz em ver estas notícias, grupos amadores construindo foguetes e participando de competições tanto no Brasil quanto no exterior.
    Todos sem exceção utilizam a mistura açucar e nitrato de potássio e replicam os motores do meu amigo Richard Nakka.
    Todoas estas equipes estão ilegais, a construção de foguetes, bem como a manipilação de materiais controlados como o nitrato de potássio, é proibida e requer autorização do exército, o R-105 vejam o link
    http://www.dfpc.eb.mil.br/index.php/component/content/article?id=169:r-105
    O que os grupos fazem é louvável, mas requer autorização.......o dia que acontecer um acidente grave, todas estas atividades serão definitivamente proibidas, assim é importante estar do lado da lei e realizar estes experimentos e "aventuras" com foguetes com autorização.
    Eng. Miraglia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eng. Miraglia!

      Eu acredito que a BAR tenha uma comissão que já estar trabalhando para buscar uma regularização junto aos órgãos competentes, afinal esse assunto é de suma importância para o crescimento do Foguetemodelismo no Brasil.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. É verdade, mas percebi no vídeo que a equipe parece ter construído uma enclosura ou utilizado uma estrutura em concreto para prevenir a ejeção de pedaços em caso de explosão.

    Equipe Topus, este foi um teste de resistência (saber se o motor opera sem falha) ou um teste estático (para medir empuxo em função do tempo)?

    Abraço, parabéns e sucesso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário