Brasil e Rússia Trabalham em Conjunto Para Desenvolver Sistemas de Georreferenciamento

Olá leitor!

Pelo que foi divulgado na mídia, a pauta principal de interesse na área espacial durante à recente a visita do Presidente Temer a Moscou, na Rússia, foi à possibilidade de ampliação da parceira Russo/Brasileira no uso do Sistema de Navegação Global GLONASS, e das suas tecnologias associadas.

Vale lembrar que como fruto desta parceria, já existem quatro estações GLONASS em funcionamento no Brasil e algumas universidades brasileiras já estão envolvidas no desenvolvimento de tecnologias para este sistema, como o próprio leitor poderá observar na reportagem em vídeo abaixo. Reportagem esta exibida dia 22/06 pelo programa "REPORTER NBR" da TV NBR do Governo Federal.


Vale aqui também mais um agradecimento ao nosso incansável leitor Jahyr Jesus Brito pelo envio desta matéria em vídeo.

Duda Falcão

Comentários

  1. " PEB ENTRE O TIO SAM AZUL E O URSO VERMELHO"

    “Não basta ensinar ao homem uma especialidade. Porque se tornará assim uma máquina utilizável, mas não uma personalidade. É necessário que adquira um sentimento, um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto. A não ser assim, ele se assemelhará, com seus conhecimentos profissionais, mais a um cão ensinado do que a uma criatura harmoniosamente desenvolvida. Deve aprender a compreender as motivações dos homens, suas quimeras e suas angústias para determinar com exatidão seu lugar exato em relação a seus próximos e à comunidade”.(Albert Einstein). Assim diz nosso ícone maior!!
    O Crescimento cientifico e os repasses e ensinamentos, de outras nações são louváveis, é vital para seguirmos em direção para conquistarmos, também!!!! um pedacinho do
    espaço sideral, sendo este processo, determinante para
    que convirjam com as fronteiras tecnológicas controladas,pelos países avançados. Por isso, meus caros e nobres Brasoanutas do blog, é preciso também, aliadas a estas boas oportunidades, EMANCIPARMOS á nossa produção tecnológica, trabalhando lado a lado, com os repasses recíprocos, com cautelas e seguranças, unindo o útil ao agradável. Ou seja! Alugando a nossa Alcântara, para direcionar os aportes financeiros para o PEB, e acima de tudo, captando ensinamentos para tornar físico o nosso tão esperado VLM. Para mim, é assim que tem de ser feitos todos os acordos, e fim de papo para os oportunistas que vem lançar seus magníficos Veículos lançadores em nossa terra amada, e privilegiada.
    Agora modéstia parte, eu pessoalmente prefiro o " Urso Vermelho" adormecido com sua ideologia, ainda encubada, do que o " Tio Sam" autoritarista, prepotente e arrogante do Tramp.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Aff,Esses comentários socialista , que não sabe de porra de nada.
    Pqp.
    Vou nem perde tempo explicando.
    Se vire e estude.
    Vejas ambos lados da moeda.
    Socialista (passa fome)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. " QUEM QUER REGER A ORQUESTRA, PRECISA DAR AS COSTAS Á UMA PLATEIA DE DIVERSAS OPINIÕES"

      " Bom dia nobre Vitor!!!Todo homem tem o direito de ir e vir, ele é o arquiteto do seu próprio destino, se VC usar materiais e recursos PIFOs, pode ter certeza, meu nobre colega, um dia,..somente um dia, o seu prédio vai ruir, se precipitar em direção ao solo. Vc é o único, tem livre arbítrio e identidade própria, todo mundo pode ter.. mas o que VC é, ninguém pode ser, pois então, seja mais maleável em suas críticas. Uma coisa eu sei, só nos, podemos calar a voz interior que insiste em duvidar das nossa capacidades. Não importo se meu caminho é Verde, Amarelo, Azul e Branco, uma coisa eu tenho plena convicção, eu não posso para, porque aprendi com a minha velha idade, não estressar, quando a RAIVA aumenta, eu simplesmente me despeço, penso nas consequências que podem trazer para minha saúde. Outra coisa meu nobre dono da verdade,para esclarecer definitivamente o que eu acho do socialismo, corrupção e bandidagem que está acontecendo.Par mim o SOCIALISMO, que o senho rotulou sobre minha pessoa, é o seguinte: Ela significa para mim, covardia, todos se escondem nas sombras dos superiores, com medo de ceifar a sua própria morte, tbm é a filosofia do fracasso, do egoismo, do prepotente, do arrogante, do autoritarismo, aprenda nobre Vitor!! pregam a crença na ignorância, a inveja e a difamação, seu maior defeito, inerente é a distribuição igualitária da miséria e do poder entre os encubados do poder, todos tentando tirar uma lasquinha da nação, travestidos de ovelhas em peles de lobos. Me desculpe nobre Vitor, a minha formação é outra.Para finalizar essa é para VC: NÃO É TRISTE MUDAR DE IDEIAS,TRISTE É NÂO TER IDEIAS PARA MUDAR".

      Excluir
  4. O PEB agora é um balcão de negócios, não quero bases estrangeiras no Brasil, temos que ser um grande potencia e não servos de outras potencias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, acredito que uma parceria bem estabelecida, pode nos dar um avanço maior do que se permanecermos sozinhos. O ruim dessas parcerias é como elas são tratadas por incapazes.

      Excluir
  5. Amigos !
    Independentemente de ideologias, o sistema GLONASS é importante em nosso contexto brasileiro. Isso porque não podemos depender só do GPS dos USA. Os sistemas modernos de GNSS (leia-se Sistema de Navegação Aérea Global Satelital) hoje são dependentes da constelação de satélites do sistema norteamericano, em geral. A vinda do GLONASS, de sistemas Europeus e até o da China, nos libertam da dependência da constelação GPS ou, no mínimo, diminuem essa dependência. Tais sistemas não são só importantes aos automóveis, onde se popularizou, mas vitais e imprescindíveis em embarcações, aeronaves e até direcionamento (posicionamento) de foguetes e mísseis
    Devemos nos lembrar sempre de duas coisas importantes: primeiro que o GPS tem introduzido pequenos erros de posicionamento propositais, para atender os quesitos de defesa dos USA (só o acesso privilegiado das forças armadas deles pode retirar essas imprecisões de medida). Segundo que, em caso de conflito extremo, nada impede que os USA desligue o acesso internacional (ou de países com eles beligerantes) do sistema GPS. Isso sem falar na introdução de erros propositais, para desviar mísseis em caso de guerra, por exemplo,
    caso sejam dirigidos por tal sistema aos seus alvos.
    Dotar o Brasil da capacidade de geoposicionamento via GLONASS e outros é, sem dúvida o nosso "plano B".
    As aeronaves modernas dependem desse sistema, principalmente quando há mau tempo e hoje praticamente não há aeronave comercial ou militar de alta performance, que prescinda desse auxílio à segurança de voo.
    Enquanto não temos nossa própria constelação (e acho que nunca teremos) o jeito é não colocar todas as fichas em um único balaio.
    * Sugiro que os amigos consultem o site da ROSCOSMOS e contatem a periodicidade com que se lançam satélites para aumentar a constelação GLONASS. Ela não é tão grande quanto a do GPS, mas está aumentando.

    Um abraço do

    Gontran
    Profissional de Navegação Aérea - INFRAERO
    Aeroporto de Pelotas - RS
    Presidente do CEGAPA
    Diretor para assuntos espaciais da Câmara de Fomento das Relações Brasil-Rússia, em Porto Alegre www.camarafrussia.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário