Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica Chega à Sua 20ª Edição

Olá leitor!

Recebi na noite de ontem (18/05) o release abaixo do Sr. Carlos Pinho informando que a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) chega no dia de hoje à importante marca de 20 edições. Leia com atenção esse texto sobre o fantástico trabalho que vem sendo realizado por essa galera coordenada pelo Prof. João Batista Garcia Canalle.

Duda Falcão

Olimpíada Brasileira de Astronomia e
Astronáutica Chega à Sua 20ª Edição

Mais de 8 milhões de estudantes já participaram do evento até hoje

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica chega à importante marca de 20 edições. A prova de 2017 acontece no dia 19 de maio e é voltada para todos os estudantes dos ensinos fundamental e médio. Nesse ano, foram cadastradas cerca de 13 mil escolas. Espera-se um total de 800 mil participantes.

Segundo o coordenador da OBA, o professor e astrônomo Dr. João Canalle, a olimpíada tem como missão debater e compartilhar práticas pedagógicas voltadas a essas disciplinas, além de divulgar o valor dessa ciência em âmbito nacional.

- Queremos levar a maior quantidade de informações sobre as ciências espaciais para a sala de aula, despertando o interesse nos jovens - reforça.

A olimpíada é dividida em quatro níveis - os três primeiros são para alunos do ensino fundamental e o quarto, para os do ensino médio - e a prova é composta por dez perguntas: sete de astronomia e três de astronáutica. A maioria das questões é de raciocínio lógico. As medalhas são distribuídas conforme a pontuação obtida por cada nível.

Os melhores classificados na OBA representarão o país nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e na Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2018. E os participantes dessa edição ainda vão concorrer a vagas na Jornada Espacial, que acontece em São José dos Campos (SP), onde os participantes recebem material didático e assistem a palestras de especialistas na área espacial.

- Temos como proposta promover a disseminação dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa entre professores e alunos, além de mantê-los atualizados - ressalta.

Trajetória e Crescimento

Em 20 anos de existência, a OBA já superou os 8 milhões de participantes e distribui anualmente cerca de 40 mil medalhas. Em 2016, a olimpíada teve a participação de 744.107 estudantes de 7.915 escolas de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal, além da colaboração de 64 mil professores.

Além de ter crescido, a OBA se multiplicou. Dentro da olimpíada foi criada a Mostra Brasileira de Foguetes, a MOBFOG, que tem cerca de 90 mil participantes por ano lançando seus foguetes aos céus do Brasil. Mas não é só isso. Também nasceram as Jornadas Espaciais, as Jornadas de Foguetes, os Acampamentos Espaciais e os Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (EREAs). Este último já capacitou mais de6.200 professores passando por diversas cidades do país, até mesmo na longínqua Oiapoque, no extremo norte do Amapá.   

Mostra Brasileira de Foguetes

Realizada pela OBA, a 11ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) avalia a capacidade dos estudantes de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa pet, de tubo de papel ou de canudo de refrigerante. Ela é voltada para alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e particulares de todas as regiões do país. Jovens que concluíram o ensino médio podem participar, desde que representando a instituição na qual se formaram, com a concordância da mesma. O evento acontece dentro da própria escola e tem quatro níveis. A novidade deste ano é que professores também poderão construir e lançar foguete.

Os estudantes do ensino médio que conseguirem os melhores lançamentos de foguetes serão convidados para a Jornada de Foguetes, evento anual que reúne alunos de todo país na cidade de Barra do Piraí, no interior do Rio de Janeiro. Em 2016, a MOBFOG contou com 86.606 alunos. Para essa edição são esperados mais de 100 mil alunos.

Os foguetes devem ser elaborados e lançados individualmente ou em equipe. Após o dia 19 de maio (data da prova da OBA), a escola deverá informar os nomes dos participantes e os alcances obtidos por seus foguetes. No final, todos, incluindo professores e diretores, recebem um certificado e os estudantes que alcançarem os melhores resultados receberão medalhas.

Os alunos do nível 1 (do 1º ao 3º ano do ensino fundamental) lançam foguetes construídos com canudinhos de refrigerantes. Os do nível 2 (do 4º ao 5º ano do fundamental) elaboram foguetes com tubinhos de papel. Já os alunos do nível 3 (do 6º ao 9º ano) constroem foguetes com garrafas PET, mas usam somente água e ar comprimido para lançá-los.

Somente os participantes do nível 4 (ensino médio) são convidados para a Jornada de Foguetes, evento anual que acontece na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. Eles também fazem foguetes de garrafa PET, mas com um elemento mais complexo, pois têm que usar combustível químico, ou seja, vinagre e bicarbonato de sódio. No site da OBA, no tópico “Downloads”, encontram-se todos os detalhes para a construção dos projetos, além dos vídeos explicativos. Os resultados serão obtidos por meio das distâncias medidas ao longo da horizontal entre a base de lançamento e o local de chegada dos foguetes.

Para esse ano, a organização da MOBFOG criou uma campanha de crowdfunding para que a sua 11ª edição possa acontecer. O objetivo é arrecadar o valor de R$ 50 mil. Para contribuir, basta acessar o site www.vakinha.com.br/vaquinha/foguetes-da-oba

Organização 

A OBA é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB). São promovidos, desde 2009, os Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (EREAs), entre 10 e 12 por ano. O programa é realizado com parcerias locais e principalmente com recursos obtidos junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Quem desejar organizar um EREA em sua região, basta entrar em contato com a secretaria (oba.secretaria@gmail.com).

Mais Informações:

20ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) / 11ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG):


Carlos Pinho
Assessor de comunicação
Mercado da Comunicação
(21) 2284-4949 / (21) 9 8633 3032

Comentários

  1. Fiz minha pequena contribuição !!!
    É triste ver que é necessário fazer uma vaquinha para viabilizar a Mostra Brasileira de Foguetes. Um evento como esse
    deveria receber mais atenção do poder público e também da iniciativa privada. Despertar o interesse de estudantes do ensino fundamental e médio pelas ciências espaciais é um excelente investimento. Iniciativas como a OBA e MOBFOG são fundamentais para formar jovens cientistas !!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário