Inscrições Para Competição de Foguetes Começam em Abril

Olá leitor!

Veja abaixo uma nota postada hoje (03/04) no site da Força Aérea Brasileira (FAB), destacando que as inscrições para a Competição Brasileira Universitária de Foguetes (COBRUF)  começam este mês de abril.

Duda Falcão

ESPAÇO

Inscrições Para Competição de
Foguetes Começam em Abril

O torneio ocorre entre 25 de setembro e 1º de outubro

Por Tenente Flávio Nishimori,
Agência Força Aérea
Publicado: 03/04/2017 - 10:02h


O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), organização militar da Força Aérea Brasileira (FAB) localizada em Parnamirim (RN), sedia, entre os dias 25 de setembro e 1º de outubro, a Competição Brasileira Universitária de Foguetes (COBRUF). As inscrições podem ser realizadas a partir desta segunda-feira (03/04) no endereço www.cobruf.com.br.

O evento é uma parceria entre o CLBI/Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica (DCTA) e a COBRUF, organização sem fins lucrativos responsável por diversos projetos aeroespaciais no Brasil, com foco educacional. Segundo o Diretor do CLBI, Coronel Aviador Paulo Junzo Hirasawa, a unidade possui as condições e os meios adequados para ser o cenário da competição.

“O CLBI é o local adequado ao tipo de operação considerando os quesitos de segurança – interdição do espaço aéreo, marítimo e de superfície – e o know how operacional dos recursos humanos”, afirma. Ele destaca ainda o papel institucional da organização no desenvolvimento do conhecimento da temática aeroespacial.  “Como Instituição de Ciência e Tecnologia, o CLBI estimula, colabora e promove ações que visam ao desenvolvimento científico e tecnológico da temática, alinhado com a missão atribuída ao Comando da Aeronáutica”, complementa. 

A competição, com capacidade para até 20 equipes universitárias, envolverá até três lançamentos de foguetes avançados desenvolvidos pelos universitários e um lançamento do Foguete-Padrão II da COBRUF, desenvolvido em conjunto com grupos aeroespaciais de diversas universidades brasileiras. Haverá também testes de motores de foguetes ao longo do território nacional, tutorial de alunos de ensino médio por equipes universitárias e desenvolvimento de minissatélites e ciências planetárias.

Os participantes poderão se inscrever nas modalidades de Lançamento, Voo e Captura (LVC), Propulsor (PROP), Computacional (COMP), Ensino Médio (EM) e Trabalhos Científicos (CIEN).

O regulamento da competição pode ser encontrado em www.cobruf.com.br.


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br

Comentário: Bom, bom, muito bom mesmo, parabéns ao presidente da COBRUF, o jovem Emersson Nascimento, e a todos integrantes desta grande iniciativa. Sucesso para todos vocês.

Comentários