INPE Recebe Imagens Preliminares do Satélite Meteorológico GOES-16

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (28/04) no site do “Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)” destacando que o instituto começou a receber imagens preliminares do satélite meteorológico GOES-16, satélite este lançado pelos EUA em novembro do ano passado.

Duda Falcão

INPE Recebe Imagens Preliminares
do Satélite Meteorológico GOES-16

Sexta-feira, 28 de Abril de 2017

A Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), está recebendo imagens do GOES-16, lançado pelos Estados Unidos em novembro de 2016 e considerado o satélite meteorológico mais poderoso do mundo.

A National Oceanic & Atmospheric Administration (NOAA) alerta que as imagens são preliminares, ainda não operacionais, e estão sendo submetidas a testes para verificação dos sistemas a bordo do satélite.

Com frequência temporal de 15 minutos, o GOES-16 apresenta capacidade avançada de observação para atender a diversas áreas de aplicação ambiental, como qualidade do ar e visibilidade, clima, formação de nuvens, incêndios, furacões, cobertura de superfície, raios, nevoeiros, ambientes costeiros e marinhos, precipitação e inundações, tempestades severas e tornados, clima espacial e vulcões.

“Essa nova geração de satélites representa uma autêntica revolução no monitoramento ambiental. Os benefícios esperados são derivados de um maior conjunto de instrumentos para a melhora do monitoramento meteorológico, ambiental, climático e dos fenômenos de tempo espaciais e os perigos relacionados”, explica Daniel Vila, chefe da Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais do CPTEC/INPE.

O CPTEC e a NOAA mantêm longa parceria para o monitoramento do tempo e clima sobre a América do Sul, resultando em diferentes produtos para a sociedade brasileira. “Esta parceria nos permite receber e disponibilizar, de forma exclusiva para o Brasil, imagens preliminares do GOES-16 para consolidar a liderança do INPE na área de satélites ambientais e reafirmar o nosso compromisso com a sociedade”, afirma Vila.

As imagens estão sendo recebidas pelo sistema Geonetcast, coordenado pela NOAA e o INPE para prover os dados ambientais necessários para as Américas.

Em breve, uma ferramenta para acesso às imagens do GOES-16 estará disponível na página http://satelites.cptec.inpe.br

A seguir, exemplos de imagens de todos os canais do GOES-16 – o novo satélite possui 16 canais – que permitem observar o desenvolvimento de sistemas meteorológicos sobre o oceano Pacífico Sul, além da cobertura sobre a América do Sul continental.

Obs.: O satélite GOES-16 da NOAA não foi declarado
operacional e seus dados são preliminares e estão
sendo submetidos a testes. Os usuários que recebem
esses dados por qualquer meio de disseminação
(incluindo, mas não se limitando, a PDA e GRB)
assumem todos os riscos relacionados ao uso dos
dados do GOES-16 e a NOAA se isenta de quaisquer
garantias, expressas ou implícitas, de comercialização
ou adequação a uma finalidade específica.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários