Em visita ao MCTIC, Astronauta Marcos Pontes Apresenta Atividades de Divulgação Científica

Olá leitor!

Segue abaixo nota postada ontem (18/04) no site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), destacando que em visita a este ministério , o Astronauta Marcos Pontes apresentou atividades de divulgação científica.

Duda Falcão

NOTÍCIAS

Em visita ao MCTIC, Astronauta Marcos Pontes
Apresenta Atividades de Divulgação Científica

Primeiro brasileiro a viajar ao espaço, tenente-coronel da Força Aérea Brasileira
destaca a importância de despertar um "olhar científico" nos jovens brasileiros.

Por Ascom do MCTIC
Publicação: 18/04/2017 | 00:12
Última modificação: 18/04/2017 | 11:13

O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Alvaro Prata, recebeu na última quarta-feira (12) o astronauta Marcos Pontes, primeiro brasileiro a viajar ao espaço, para tratar de atividades científicas.

Diante da equipe da secretaria comandada por Prata, o aviador apresentou iniciativas da Fundação Astronauta Marcos Pontes (Astropontes), como programas de motivação profissional de crianças e adolescentes, por meio de jornadas de foguetes, robótica e conhecimento do espaço. "A ideia é despertar um olhar científico e de inovação nos jovens brasileiros", explicou, ao recordar que seu interesse pela carreira militar começou aos 11 anos de idade, motivado por uma exibição de uma esquadrilha da fumaça em Bauru (SP).

A Fundação Astropontes realiza anualmente o arraiá aéreo Inspirando Gerações – Ciência, Tecnologia e Cidadania, no Aeroclube de Bauru. Marcada para 10 e 11 de junho, a edição deste ano deve inovar em termos de apresentações aéreas, experimentos científicos estudantis e palestras.

Hoje, Pontes ainda atua como pesquisador, com trabalhos realizados junto à Administração Nacional para a Aeronáutica e o Espaço (Nasa, na sigla em inglês) e à Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido). As iniciativas envolvem a temática de cidades sustentáveis.

Prata associou o trabalho de Pontes às atividades dos departamentos de Políticas de Desenvolvimento e Inovação de Tecnologias Estruturantes e de Políticas e Programas de Apoio à Inovação, principais eixos da secretaria. O astronauta colocou-se à disposição do MCTIC para "ações participativas de fomento a pesquisa e desenvolvimento", em busca de possíveis parcerias.

Também participaram do encontro a diretora-presidente da Fundação Astropontes, Christiane Gonçalves Corrêa, o diretor de Políticas e Programas de Apoio à Inovação do MCTIC, Jorge Campagnolo, o coordenador-geral de Desenvolvimento e Inovação de Tecnologias Estratégicas, Madison Almeida, e os analistas Sérgio Knorr Gomes Velho e Wagner Farias da Rocha.

Tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB), Pontes foi escolhido em 1998 para ser o primeiro brasileiro a ir à Estação Espacial Internacional, por decisão da Agência Espacial Brasileira (AEB) ao lado da Nasa. Ele entrou para a história em 2006, ao integrar a missão Centenário, batizada em referência aos 100 anos do voo de Alberto Santos Dumont com o avião 14 Bis, em 1906.


Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC)

Comentários