Catástrofe Se Aproxima? Terra Observará Asteroide de Grandes Dimensões Hoje à Noite

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada hoje (19/04) pelo site “Sputnik News”, destacando que asteroide perigoso passará próximo da órbita da Terra na noite de hoje.

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Catástrofe Se Aproxima? Terra Observará
Asteroide de Grandes Dimensões Hoje à Noite

Sputnik News
19/04/2017 - 08:59

© Foto: University of Warwick / Mark A. Garlick

Na noite de hoje, 19 de abril, o perigoso asteroide 2014 JO25 de um quilômetro vai passar próximo à Terra, aproximando-se do nosso planeta à mínima distância alcançada nos últimos 400 anos, informa o observatório online Slooh.

Trata-se do maior asteroide a se aproximar do nosso planeta, desde 2004, mas não é preciso ter medo: ele estará a uma distância segura:

"A aproximação do asteroide The Rock com a Terra não será perigosa para nosso planeta, pois vai passar a uma distância segura da atmosfera. Tamanho, proximidade e velocidade de movimento do asteroide mais uma vez lembram quais destruições podem levar os 'fragmentos' de lixo espacial que todos os dias passam próximo à Terra", diz o comunicado do observatório Slooh.

Esse corpo celeste foi descoberto em maio de 2014 pelo telescópio Mount Lemmon no âmbito do projeto Catalina Sky Survey em Tucson, Arizona (Estados Unidos).

Segundo dados dos planetólogos da NASA, o asteroide tem entre 600 metros e 1,4 quilômetro de largura e irradia o dobro de luz irradiada ela Lua, não poderá ser visto a olho nu, mas observadores podem conseguir visualizá-lo com ajuda de telescópios caseiros às 22h00 (horário de Brasília). Ele será visível graças a sua superfície brilhante.

De acordo com astrônomos, o asteroide se move a uma velocidade recorde — cerca de 33 metros por segunda ou 118 quilômetros por hora.


Esse asteroide se encontra na lista PHA (Potentially hazardous asteroids) de objetos potencialmente perigosos para vida terrestre. Para ser registrado na lista, um corpo celeste deve se aproximar do nosso planeta a uma distância superior a oito milhões quilômetros e ser bastante grande para não ser destruído no momento em que atravessar nossa atmosfera e provocar catástrofe em escala pelo menos regional.

O último voo do corpo celeste em questão, quando se aproximou da Terra, aconteceu em 2004. Um asteroide Toutatis de 4,6 quilômetros de comprimento e 2,4 quilômetros de largura passou a 1,5 quilômetro do nosso planeta, ou seja, quatro vezes a distância entre a Terra e a Lua.

A próxima visita de um objeto espacial de grandes dimensões não está prevista antes de 2027, quando o asteroide 199-AN10, de 800 metros de diâmetro, se aproximará a 380.000 km da Terra (distância entre Terra e Lua).


Fonte: Site Sputniknews - http://br.sputniknews.com/

Comentário: Pois é, ou a Raça Humana amadurece como espécie e toma uma atitude de verdade para se prevenir, ou um dia a casa cai. A Natureza está avisando.

Comentários