Alunos da UFABC Representarão o Brasil em Competição de Foguetes nos EUA

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (17/04) no site da “Universidade Federal do ABC (UFABC)” dando destaque que a da Equipe de Fogueteiros desta universidade irá participar da edição deste ano do Spaceport America Cup nos EUA.

Duda Falcão

Alunos Representarão o Brasil em
Competição de Foguetes nos EUA

Assessoria de Comunicação e Imprensa
Segunda, 17 de Abril de 2017, 14h00

A equipe UFABC Rocket Design participará, pela primeira vez, da maior competição universitária de foguetes experimentais do mundo. Em sua 12ª edição, a Spaceport America Cup, também conhecida com IREC (Intercollegiate Rocket Engineering Competition), acontecerá em junho de 2017 no estado do Novo México (EUA).

Competindo contra 114 equipes de outros sete países (Austrália, Canadá, Colômbia, Egito, EUA, Índia e Turquia), o Brasil comparecerá nesta edição com três equipes. Ao lado de grandes nomes, como o ITA Rocket Design e o Projeto Júpiter (Poli/USP), que já participaram em anos anteriores, a UFABC, com apenas 10 anos de atividades acadêmicas, conquistou o mérito de participar da representação brasileira na competição. 

Apesar de já participarem de competições nacionais, como o Festival Brasileiro de Minifoguetes e a Competição Brasileira Universitária de Foguetes (COBRUF), a membra da UFABC Rocket Design e estudante de Engenharia de Materiais e Gestão, Joana Barros, conta que, desde 2013, já planejavam participar do IREC: “Hoje, nossa equipe possui membros com experiência e excelentes condições de representar muito bem nossa Universidade, fazendo valer essa espera”. 

A competição busca incentivar os estudantes a saírem do convencional, proporcionando um ambiente em que as equipes sintam-se livres para testar seus conhecimentos técnicos. A grande aposta da UFABC será o foguete de alta potência denominado “Tupã”, que participará na categoria de motor sólido SRAD (projetado e construído por estudantes). Pesando cerca de 35 kg e com pouco menos de 3 metros de comprimento, ele pode alcançar velocidades próximas a 980 km/h. 

Além de sua importância para o desenvolvimento da tecnologia aeroespacial na região do ABC, o projeto também incentiva jovens estudantes a seguirem essa área, pouco explorada no país. “Acredito que nossa viagem pode despertar um grande interesse dos calouros da UFABC, tanto para a área como para a nossa equipe, pois eles verão que jovens, assim como eles, são capazes de participar de projetos dessa magnitude”, afirma Joana. 

O aluno Pedro Souza, ingressante no Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T), que já havia tido contato com a UFABC Rocket Design durante uma atividade desenvolvida na escola em que cursou o ensino médio, afirma que encontrou sua vocação na Universidade. Calouro da UFABC, Pedro pretende integrar a equipe e considera que “a participação da nossa Universidade na competição internacional é muito importante para aumentar ainda mais o mercado e o conhecimento brasileiro da engenharia aeroespacial. Queremos estar no mesmo nível dos outros países nessa área de pesquisa” completa. 

Composto por 57 membros, divididos em núcleos (gestão, administrativo, marketing e projetos) e departamentos (propulsão, estruturas e aerodinâmica, aviônica, recuperação e operações), além de uma equipe júnior responsável por projetos de extensão, o grupo busca, por meio de patrocínios e doações online, arrecadar o valor necessário para cobrir os custos da viagem de pelos menos 10 integrantes. Os interessados podem realizar doações pela página no Facebook da UFABC Rocket Design.



Fonte: Site da Universidade Federal do ABC (UFABC)

Comentário: Grande notícia. Acompanho as atividades desta esquipe de fogueteiros da UFABC há alguns anos e estou na torcida para que ela possa este ano representar o Brasil nesta competição. Vale lembrar leitor que a nossa aspirante a astronauta, a jovem Ana Luísa da Costa Vieira (na época com 17 anos – veja aqui), foi aprovada no começo deste ano para o curso de Engenharia Aeroespacial desta universidade, porém não sei se ela já esta fazendo parte ou não desta equipe de fogueteiros da UFABC.

Comentários