Professor e Alunos do Ubatubasat Serão Parceiros da AEB na Divulgação das Atividades Espaciais

Olá leitor!

Segue abaixo nota postada ontem (23/03) no site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), destacando que o Professor Cândido Moura e os e três de seus alunos do Programa Ubatubasat, estiveram na quarta-feira (22/03) visitando a sede da Agência Espacial de Brinquedo (AEB), em Brasília, além de participarem na Universidade de Brasília (UnB) dos testes com um motor híbrido para satélites desenvolvido por esta universidade.

Duda Falcão

NOTÍCIAS

Professor e Alunos do Ubatubasat Serão
Parceiros da AEB na Divulgação
das Atividades Espaciais

Em Brasília (DF), professor Cândido Mendes e três estudantes que participaram do
projeto de iniciação científica em Ubatuba (SP) visitaram a Agência Espacial Brasileira.
Além disso,eles participaram dos testes com um motor híbrido para satélites
desenvolvido por alunos de engenharia da Universidade de Brasília (UnB).

Por Ascom do MCTIC
Publicação: 23/03/2017 | 17:32
Última modificação: 23/03/2017 | 17:42

Foto: Crédito AEB
Estudantes participaram de testes com motor hibrido desenvolvido
por alunos do curso de engenharia aeroespacial da UnB.

A Agência Espacial Brasileira (AEB) recebeu, na quarta-feira (22), a visita do coordenador e três estudantes do projeto de iniciação científica Ubatubasat, desenvolvido na Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, em Ubatuba (SP), que resultou na construção e lançamento do nanossatélite Tancredo-1 ao espaço no fim do ano passado. Na visita à AEB, o professor Cândido Moura e os alunos Rafaela Torres, Carlos Alberto Oliveira Filho e Yeté Abunã Labarca conheceram as instalações e discutiram a divulgação das atividades espaciais no Brasil. 

"A AEB apoiou o lançamento do Tancredo-1 e é muito importante que eles conheçam o que fazemos, como coordenamos o Programa Espacial Brasileiro. Agora eles sabem como é feito o nosso trabalho. Depois dessa visita, eles serão também divulgadores das atividades espaciais", afirmou o diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB, Carlos Gurgel. 

Após a passagem pela AEB, o grupo participou de uma bateria de testes com um motor híbrido para satélites que está sendo desenvolvido por alunos do curso de engenharia aeroespacial da Universidade de Brasília (UnB), com apoio técnico e financeiro da entidade vinculada ao MCTIC. A demonstração da atividade pode ser vista aqui

O Tancredo-1

Com 9 centímetros de diâmetro e 13 centímetros de altura, o Tancredo-1, nanossatélite de 700 gramas, foi totalmente construído no Brasil com apoio da AEB e também do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O equipamento está na órbita da Terra, a 400 quilômetros de altitude, e conduz experimentos para estudar a formação de bolhas de plasma na atmosfera, fenômeno que interfere na captação de sinais de satélites e em antenas parabólicas instaladas em regiões próximas à linha do Equador, por exemplo. O nanossatélite também carrega um gravador, que propaga uma mensagem gravada pelos alunos.


Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC)

Comentário:  Bom leitor, creio que num contexto geral esse compromisso de divulgar para a Sociedade Brasileira as atividades espaciais do país, deveria na realidade ser um compromisso de todos que participam ou se interessam pelo desenvolvimento desse setor no Brasil. No entanto, desde que se faça da forma correta e com responsabilidade e não (plagiando os religiosos) vendendo  a alma ao demônio. A imagem de um educador como o Prof. Cândido Moura precisa ser preservada e não usada para divulgar inverdades como vem ocorrendo com esta Agencia de Merda neste caso do Satélite Frankenstein francês SGDC. Abra o olho Prof. Cândido, quem não tem credibilidade, faz de tudo para buscar entre aqueles que têm, a credibilidade que necessita para seus nefastos objetivos. Quanto ao teste do motor-hibrido para satélites, fico feliz de saber que este projeto esta avançando. Parabéns ao Grupo de Propulsão Híbrida da UnB.

Comentários