segunda-feira, 27 de março de 2017

Evento Será Realizado no Rio de Janeiro Entre os Dias 4 e 7 de Abril

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada ontem (26/03) no site da Força Aérea Brasileira (FAB), tendo como destaque a participação da FAB na Defence & Security 2017.

Duda Falcão

LAAD 2017

Evento Será Realizado no Rio de Janeiro
Entre os Dias 4 e 7 de Abril

Uma das grandes novidades para o público será a interatividade no
estande da FAB, de quase 200 metros quadrados

Por Tem. Flávio Nishimori,
Agência Força Aérea
Publicado: 26/03/2017 08:00h


Gripen NG, KC-390 e PESE (Programa Estratégico de Sistemas Espaciais). Esses projetos estratégicos serão as grandes atrações do estande da Força Aérea Brasileira (FAB) na LAAD Defence & Security 2017. O evento será realizado entre os dias 4 e 7 de abril, no Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ).

Uma das grandes novidades será a interatividade. No estande institucional, de quase 200 metros quadrados, haverá três videowall (monitores) com telas de 42 polegadas onde serão exibidos os projetos da FAB.

Além disso, por meio de oito totens e uma mesa interativa, os visitantes poderão conhecer vários programas desenvolvidos pela Força Aérea na área de defesa, como mísseis, bombas e veículos lançadores, entre outros.

LAAD – A feira é realizada bienalmente e reúne empresas nacionais e internacionais fornecedoras de equipamentos, serviços e tecnologias para as Forças Armadas e Forças Policiais, além de gestores de segurança de grandes corporações, concessionárias de serviços e infraestrutura crítica. A previsão é que mais de 600 expositores participem do evento. No total, o público visitante esperado é de mais de 37 mil profissionais qualificados do segmento.

“Os setores de defesa e segurança têm trabalhado de forma integrada e utilizam em suas operações as mais modernas soluções e tecnologias disponíveis. Especificamente no Brasil, que representa mais de 40% dos investimentos militares na América Latina, esses setores têm registrado crescimento nos últimos anos, atendendo à demanda por modernização e reaparelhamento das Forças Armadas do Brasil, por meio de projetos estratégicos”, destaca Sergio Jardim, diretor geral da Clarion Events Brasil, organizadora da LAAD Defence & Security.

A feira receberá 195 delegações oficiais provenientes de 85 países com destaque para Ministros de Defesa e autoridades das Forças Armadas da América Latina.


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br

Comentário: Bom leitor o que nos interessa nessa nota é o PESE (Programa Estratégico de Sistemas Espaciais) que, em tese, é a tentativa da FAB para adquirir autossuficiência em tecnologia espacial, inclusive de acesso ao espaço através de veículos lançadores. Pelo que sei uma das estratégias para se chegar a isso prevê inclusive a criação de uma empresa estatal nos moldes da VISIONA para atuar como empresa integradora nessa área de foguetes de sondagem e lançadores de satélites. Entretanto isto é em tese, mas o que se vê na prática é que o Comando da Aeronáutica não trata o assunto com o mesmo afinco, esmero e dedicação que faz, por exemplo, com os projetos do Gripen NG e do KC-390. Na realidade pelo que se sabe o PESE pouco ou nada avançou desde que foi criado, apesar de no final de dezembro do ano passado um contrato para fabricação de oito motores S50 do VLM-1 ter sido assinado com a empresa Avibrás (veja aqui), ação esta que creio tenha em parte algo haver com o PESE, apesar de ser financiado pela Agência Espacial Brinquedo (AEB) ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações MCTIC), e não ao Ministério da Defesa. Enfim... vamos aguardar para ver o que a FAB apresentará sobre o PESE durante a LAAD 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário