Estudantes Brasileiros Serão Selecionados Para Competições Internacionais

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (03/03) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que Estudantes Brasileiros serão selecionados para Competições Internacionais.

Duda Falcão

Estudantes Brasileiros Serão Selecionados
Para Competições Internacionais

Em 2016, Brasil conquistou medalha de bronze inédita na Olimpíada Internacional
de Astronomia e Astrofísica, na Índia. Na competição latino-americana,
país ficou na liderança do quadro geral de medalhas.

MCTIC
03/03/2017


De 5 a 8 de março, 91 estudantes do ensino médio que se destacaram na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2016 participam das seletivas que vão escolher as delegações brasileiras nas competições de astronomia no exterior. As provas teóricas e as atividades práticas serão realizadas em Barra do Piraí, interior do Rio de Janeiro. Serão selecionados 20 estudantes. Cinco vão para a equipe do Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, na sigla em inglês), na Tailândia, e outros cinco participam no Chile da Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA). Os demais farão parte dos times reservas. O processo de seleção começou ainda no ano passado com os 3 mil jovens mais bem colocados na OBA, que fizeram uma prova online.

As delegações escolhidas vão passar também por um programa de preparação com astrônomos e especialistas. Serão feitos treinamentos no Observatório Abrahão de Moraes, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP), em Vinhedo (SP), e no Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), em Itajubá (MG). Os encontros serão divididos em grupos de estudos, oficinas de atividades e observação do céu noturno.

Resultados

Na IOAA 2016, sediada na Índia, o Brasil obteve três medalhas de bronze, sendo uma inédita na competição em equipe, além de três menções honrosas. Na Olimpíada Latino-Americana do ano passado, na Argentina, os alunos brasileiros conquistaram o primeiro lugar no quadro geral de medalhas, com duas de ouro, duas de prata e uma de bronze.

OBA 2017

As inscrições para a edição 2017 da OBA continuam abertas até 19 de março. Podem participar alunos de escolas públicas e particulares desde o primeiro ano do ensino fundamental até a última série do ensino médio. A competição é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB). Realizada em fase única, a prova acontece no dia 19 de maio.

As escolas interessadas devem fazer o cadastro no site www.oba.org.br.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários