sábado, 18 de março de 2017

Brasil e Itália Debatem Possíveis Parcerias nos Setores Aeronáutico e Aeroespacial

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (17/12) no site da Força Aérea Brasileira (FAB), destacando que o Brasil e a Itália discutiram em Brasília possíveis parcerias nos Setores Aeronáutico e Aeroespacial.

Duda Falcão

COOPERAÇÃO

Brasil e Itália Debatem Possíveis Parcerias
nos Setores Aeronáutico e Aeroespacial

O Brasil e a Itália já desenvolveram juntos a aeronave A-1

Por Tenente João Elias
Agência Força Aérea
Publicado: 17/03/2017 - 18:14h

Brasil e Itália debatem sobre possível parceria.

O Comando da Aeronáutica (COMAER) recebeu, nessa sexta-feira (17/03), uma comitiva italiana composta pelo Secretário Geral da Defesa e Diretor Nacional dos Armamentos da Itália, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Magrassi; pelo Embaixador da Itália, Antonio Bernardini; pelo Adido de Defesa, Coronel Aviador Paolo Cianfanelli, entre outras autoridades. O objetivo foi estabelecer contatos para realizar possíveis parcerias no setor aeronáutico e aeroespacial.

Os aparelhos de pilotagem remota que, no futuro, vão estar vinculados aos satélites, foram tema da discussão. A ideia da Itália é desenvolver tecnologia para realizar o controle satelital dos Veículos Aéreos Não tripulados (VANTs) e criar uma rede horizontal de parceiros, na qual o Brasil pode ser um deles, devido à sua importância na América do Sul.

Durante o encontro também foi debatido sobre a metodologia de treinamento de pilotos que, na Itália, está passando da fase ,de simulação para a emulação. 

"Temos interesse em nos aprofundar nesses assuntos e a Itália poderá ser um parceiro futuro do Brasil", ressaltou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato.

AM-X

O Brasil já desenvolveu juntamente com a Itália o projeto AM-X, que projetou o caça ítalo-brasileiro conhecido aqui como A-1. O acordo determinava que as fabricantes italianas fossem responsáveis por cerca de 70% do programa, enquanto a Embraer assumiu os 30% restantes. Em apenas quatro anos, o avião saiu do papel e decolou. O caça A-1 entrou em operação na Força Aérea Brasileira (FAB) em 1989. Em setembro de 2013, o então Esquadrão Adelphi recebeu o primeiro A-1M com as aeronaves sendo totalmente modernizadas pela Embraer.


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br

Comentário: Olha leitor, esta é uma notícia curiosa e interessante, pois trata de uma possível cooperação que já deu certo como citado na matéria. Entretanto a época era outra e digam o que quiserem sobre a ditadura, mas a verdade é que os militares daquela época tinham compromisso com o desenvolvimento do país, mesmo vivendo uma época extremamente difícil economicamente para o Brasil devido à guerra do Petróleo. Porém devido a este citado compromisso, o projeto do AMX veio a dar certo. Hoje os militares não estão mais no governo e sinceramente não acredito que os seus lideres locados em nossa obscura Capital Federal tenham o mesmo compromisso que o militares de outrora, os interesses deles de agora são outros, muito longe dos interesses desenvolvimentistas que motivaram os militares na época do AMX.  Naquela época o Ministério da Aeronáutica firmou um acordo com a Itália para ser cumprido e assim foi, possibilitando a Embraer avançar muito sua tecnologia de aeronaves e com isso chegar aos avançados jatos comerciais de hoje. Mas enfim... ta aí a noticia.

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