sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Veículo Ariane é Rastreado Com Sucesso Pelo Centro de Lançamento da Barreira do Inferno

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (16/02) no site do “Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI)”, destacando que este centro rastreou recentemente com sucesso o veículo Ariane.

Duda Falcão

Notícias

Veículo Ariane é Rastreado Com Sucesso Pelo
Centro de Lançamento da Barreira do Inferno

CLBI
16/02/2017


O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) realizou na noite de terça-feira, 14 de fevereiro, o rastreamento do veículo ARIANE VA-235, lançado a partir do Centro Espacial Guianês (CSG), localizado em Kourou, Guiana Francesa.

O H0 – momento em que o veículo foi lançado – ocorreu às 19:38 HBV, sendo monitorado pela Estação Natal durante a fase propulsada e nos momentos críticos de separação dos dois primeiros estágios.

Os processos operacionais de rastreamento são de alta complexidade, envolvendo grande número de profissionais – engenheiros e técnicos – de ambos os Centros (CSG e CLBI), e conta com a participação direta de quarenta e um servidores do CLBI. No apoio logístico, após a
reestruturação da Força Aérea, as Operações contam com o suporte do Grupamento de Apoio de Natal (GAP-NT), disponibilizando recursos e meios para o fiel cumprimento do exercício operacional que caracteriza  atividade-fim do CLBI.

Segundo o Adjunto do Coordenador de Telemedidas, Engenheiro Irineu Alexandre Silva Júnior, a alta cadência de rastreamento eleva a qualidade e a eficiência dos processos operacionais: A gestão dos recursos humanos em seu aprimoramento técnico, associada à qualidade operacional e de manutenção dos equipamentos, garantem a confiança necessária para a execução de todo planejamento inerente à Operação". E acrescenta, ainda: “O Cronograma Geral dos Eventos  é seguido em toda sua plenitude, com destaque para o Ensaio Técnico, Repetição Geral, Lançamento e Transferência dos dados para o Centro de Tratamento deDados de Telemedidas na Guiana Francesa e Toulouse – França", avalia o Adjunto.

O veículo ARIANE VA-235 transportará para órbita geoestacionária dois satélites de telecomunicações. O  satélite SKY Brasil-1 proverá sinal de TV para Brasil e América Latina. Além deste, o engenho transportará o satélite TELKOM-35 responsável por expandir os serviços da empresa TELKOM na Indonésia.

A “Estação que não para” já se prepara para o próximo rastreamento com previsão no calendário operacional para o dia 21 de março. De acordo com a Coordenadora da Seção de Interface – SICC, Engenheira Maria Goretti Dantas, o lançamento do VA-236 tem um caráter particular para todos os brasileiros e, em especial, para os servidores do CLBI que participarão da Campanha que levará à órbita o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC): “Será uma Campanha especial, pois estaremos envolvidos diretamente na atividade que trará à sociedade brasileira resultados diretos em qualidade de comunicações e segurança”.

Veículo ARIANE 5 – características

Nome oficial do foguete: Ariane 5G (G=Genérico)

·         Altura do foguete¹: acima de 52 m
·         Diâmetro: acima de 5,4 m
·         Peso quando do lançamento²: 746 toneladas
·         Massa útil lançada ao espaço³: 6 toneladas em órbita GTO ou 9.5 toneladas em órbita SSO

Depende da configuração do estágio superior Duplo lançamento
Duplo lançamento, massa da nave espacial mais o seu adaptador



Fonte: Site do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário