quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

ITA Inaugura Espaço Próprio no Parque Tecnológico

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (14/02) no site do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) destacando que este instituto inaugurou um espaço próprio no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP).

Duda Falcão

Notícias         

ITA Inaugura Espaço no Parque Tecnológico

Assessoria de Comunicação Social - ITA
14/02/2017


O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) inaugurou nesta terça-feira (14), o "Espaço ITA", dentro do Parque Tecnológico São José dos Campos. Esta é a primeira vez que o Instituto mantém uma unidade fora do campus.

O objetivo é estar mais próximo do setor produtivo, fomentando pesquisas principalmente para o setor aeronáutico e aeroespacial. “Estar no Parque Tecnológico, é uma maneira de promover maior interação do Instituto com empresas do setor e com o próprio Parque”, diz o reitor do ITA, professor Anderson Ribeiro Correia. “Assim, o ITA reforça sua missão que envolve a promoção das ciências e das tecnologias relacionadas com as atividades aeroespaciais”, complementa.

Em cerimônia solene, que contou também com a presença do diretor geral do Parque Tecnológico São José dos Campos, Marco Antonio Raupp; o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Alberto Alves Marques Filho; o presidente da Câmara Municipal de São José dos Campos, Juvenil Silvério; vice-diretor do DCTA, Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando César Pereira Santos; e o presidente do IPT, Fernando José Gomes Landgraf; entre outras autoridades.

O Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando César Pereira Santos destaca a importância da parceria com a indústria no setor de ciencia e tecnologia. "Esse é um espaço a mais para fomentar a interação com empresas nacionais e internacionais", enfatizou.

“A missão do Parque é ser articulador de parcerias, por isso, presenciar a união de duas instituições de peso, que visam um mesmo objetivo, é muito importante. Queremos fomentar o desenvolvimento tecnológico e industrial do país por meio da pesquisa e desenvolvimento, além de criar condições para que as instituições possam interagir nesse sentido. O ITA sempre apoiou todas as atividades aqui do Parque sempre estando presente, e agora essa presença é oficial”, afirmou Raupp.

O secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São José dos Campos, Alberto Alves Marques Filho, afirmou que "esta formalização só impulsiona o que já é uma parceria de sucesso". De acordo com o secretário, "em todas as atividades do Parque Tecnológico nota-se a presença constante de engenheiros e pesquisadores oriundos do ITA, que sempre foi fator central no desenvolvimento do Parque Tencnológico, e agora inaugura um local muito adequado para encaminhamento de projetos e assuntos do seu interesse. Estas aproximações físicas sempre rendem novas ideias e novos experimentos, portanto são muito positivas", concluiu.

Ampliando as Parcerias

O ITA assinou, ainda durante o evento de hoje, um Acordo de Cooperação Técnica firmado com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo). O Acordo tem o objetivo de estabelecer cooperação para o intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e pesquisas na área de materiais e estruturas leves, na parceria com o IPT. Outra vantagem é ainda poder utilizar a infraestrutura do Laboratório de Estruturas Leves (LEL), do IPT, instalado no Parque.

“Para nós, do IPT, é um momento muito importante, por formaliza ações que já vinham acontecendo, além de proporcionar condições mais solidas de parceria”, discursou Landgraf.


Fonte: Site do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário