sábado, 3 de dezembro de 2016

São José dos Campos (SP) Se Prepara para Receber 14ª Jornada Espacial

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (02/12) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), destacando que a cidade paulista de São José dos Campos se prepara para receber 14ª Jornada Espacial.

Duda Falcão

São José dos Campos (SP) Se Prepara
Para Receber 14ª Jornada Espacial

Coordenação de Comunicação Social – CCS
02/12/2016


A Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTIC) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) realiza no período de 4 a 10 de dezembro, em São José dos Campos (SP), a 14ª edição da Jornada Espacial. O evento reúne estudantes e professores de escolas públicas e particulares de 21 estados para uma semana de atividades na área  de ciências espaciais.

A Jornada Espacial, realizada anualmente, destina-se a alunos que conquistaram os melhores resultados nas questões de astronáutica na prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) de 2016. Durante a semana, os participantes terão a oportunidade de conhecer as atividades espaciais do país por meio de palestras, oficinas e visitas às instalações do DCTA e INPE.

A Olimpíada de Astronomia e Astronáutica é uma realização conjunta da AEB com a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) contando ainda com o apoio de diversas instituições públicas e privadas, incluindo a Fundação Astronauta Marcos Pontes, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o Museu de Astronomia e Ciências Afins, o Observatório Nacional, DCTA e o INPE.

As oficinas promovidas pela Jornada serão executadas por especialistas do Inpe, IAE, ITA, AEB, e também pelo primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes. Nas palestras serão abordados temas referentes à astronomia, foguetes, satélites e suas aplicações. As oficinas desenvolverão atividades associadas à astronomia, interpretação de imagens de satélites e construção e lançamento de foguetes produzidos com garrafas pet.

Programação - No domingo, dia 4 de dezembro, os 74 estudantes integrantes da Jornada acompanhados de 48 professores participarão da cerimônia de abertura com a apresentação do Programa Espacial Brasileiro e do Programa AEB Escola. O analista Cristiano Cardoso vai falar da importância dos programas para o desenvolvimento do país.

No segundo dia da Jornada, a segunda-feira (05.12), está programado a primeira visita ao Inpe, quando alunos e professores irão conhecer o Laboratório de Integração e Testes (LIT) e o Programa de Estudos e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (EMBRACE), além de assistirem palestras sobre Satélites e Plataformas Espaciais.

Na terça-feira (6.12) uma das principais atrações será a oficina Brincando com as Constelações, a qual vai abordar a história da Astronomia, as constelações e movimentos celestes. As atividades desenvolvidas pelos colaboradores do Programa AEB Escola têm como objetivo despertar o aprendizado e interesse do público de forma prática e lúdica, onde são trabalhados conteúdos de história, física, química, sociologia e filosofia, por meio de material didático de astrofotografia. Também serão ministradas palestras que abordam a Introdução ao Direito Espacial, Satélites de Comunicação e Televisão.

O encerramento da Jornada Espacial será marcado por uma visita ao ITA e pela palestra sobre a história do Instituto, local onde foram plantadas as primeiras sementes do Programa Espacial Brasileiro, que permitiu ao Brasil ingressar na Era Espacial no ano de 1961. Durante a visita, os professores vão conhecer as novas tecnologias aplicadas ao ensino da Física. Enquanto os alunos acompanham a palestra ministrada pelo professor do ITA, Anderson Ribeiro Correia. Também estão programadas visita ao Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) e uma palestra proferida pelo primeiro astronauta do Brasil, Marcos Pontes, que falará sobre a Missão Centenária.

Depois de uma semana de intensas atividades o grupo receberá certificados de participação no evento, além de conhecer todo o sistema da área espacial no Brasil, setor que se dedica ao desenvolvimento da ciência e tecnologia, e promove ações para incentivar as novas gerações a despertarem para a área espacial.

Acesse a programação completa da Jornada no endereço: http://migre.me/vDJVX 


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário