Relato da Participação do Blog na Terceira Etapa da Jornada de Foguetes da X MOBFOG

Olá leitor!

Como todos devem lembrar, estive de 07/ a 10/11 em Barra do Piraí-RJ a convite da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), para assim participar da XI Jornada de Foguetes (terceira fase) da “X Mostra Brasileira de Foguetes (X MOBFOG)”, evento este que me impressionou bastante, não só pela sua organização, bem como pelo entusiasmo de seus participantes.

Deixei a bela capital baiana as 05:30h (não existe horário de verão na Bahia) da manha do dia 07/11 através do voo 6211 da empresa aérea Avianca, e cheguei ao Aeroporto do Galeão no Rio por volta das 08:40, de onde então peguei um táxi e segui para a Rodoviária Grande Rio para então as 12:20h embarcar finalmente com destino a Barra do Piraí.

Fiz uma boa viajem onde aproveitei para tirar um cochilo, e ao desembarcar as 14:40h na rodoviária desta bela cidade serrana do interior do Estado do Rio, tive à agradável surpresa de reencontrar o jovem Diego Moro, aluno do Prof. Carlos Henrique Marchi do Departamento de Mecânica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e integrante do Grupo de Foguetes Carl Sagan (GFCS) desta universidade.

Após me despedi do jovem Diego, peguei um táxi e segui então na companhia do taxista Odyr (um senhor educado e atencioso que recomendo a todos que estiverem de visita a esta cidade serrana - Cels: (24) 99245-2581 - Claro / (24) 99873-2330 - Vivo) para o Hotel Fazenda Ribeirão que fica aproximadamente 5 km do centro de Barra do Piraí, local este onde ficaria hospedado e onde seria realizado o evento.

Logo na chegada ao hotel pude constatar (veja as fotos abaixo) que o local havia sido escolhido com grande sapiência pela organização, não só pelo espaço que o mesmo proporcionava para as atividades de lançamento de foguetes, bem como pelo sua beleza natural e conforto oferecidos aos hospedes, um local que realmente merece ser visitado por aqueles que curtem as belezas do campo.

Fotos do Hotel Fazenda Ribeirão, local do evento.

Na recepção do hotel fui informado que só poderia fazer meu check-in após a partida dos participantes da segunda etapa do evento e após a limpeza dos quartos, ou seja, a partir das 16:00h. Diante disto peguei a minha mala e segui andando para a base da organização que ficava a uma boa caminhada da recepção do hotel.

Base da organização e também o auditório onde as palestras
e apresentações do evento seriam realizadas.

Chegando a base, fui recebido cordialmente pelo Prof. João Batista Garcia Canalle (coordenador da OBA) e onde pude rever a Pâmela Marjorie C. Coelho (não tinha contato com ela desde o “I SPACECAMP” promovido em 2012 pela Acrux Aerospace Technologies em São José dos Campos-SP), além de rever também o jovem Ronaldo Matos, aluno da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e integrante do Grupo de Foguetes do Rio de Janeiro (GFRJ), jovem este promissor que eu havia conhecido durante a realização do Festival de Minifoguetes de Curitiba em abril deste ano.

Após ser apresentado a alguns integrantes da equipe organizadora, sentei um pouco na companhia do Prof. Canalle para conversarmos, e logo se juntou a nós o Sr. Waldir Vieira, líder da equipe enviada pela startup “Edge of Space”, para assim participar (desde a ‘primeira fase’ do evento) com lançamentos do foguetes FOG 500 desenvolvidos pela mesma. Vale dizer que da mesma forma não tinha contato com este profissional desde o já citado “I SPACECAMP”, quando então como sócio da conhecida startup “Acrux Aerospace Technologies”, o Sr. Waldir Vieira foi ao lado do jovem Oswaldo Loureda um dos organizadores daquele evento. Foi bom rever o Sr. Waldir, um profissional sério, dedicado e competente e que agora atuando na “Edge of Space” pretende dar sequencia ao trabalho que realizava na Acrux. O Blog BRAZILIAN SPACE deseja sucesso ao Sr. Waldir Vieira e a toda sua simpática equipe formada por integrantes de sua família que mais uma vez o acompanham em uma nova empreitada. Sucesso a todos vocês.

O Prof. Canalle ao lado do Sr. Waldir Vieira.
O Sr. Waldir Vieira com o Fog 500 e os integrantes da
Equipe da Edge of Space que compareceram ao evento.

Logo que chegou o horário do check-in segui para recepção do hotel de onde pouco depois já estava alojado em meu quarto, onde aproveitei para tomar um bom banho relaxante e cochilar um pouco, antes de segui para jantar (aproveito para parabenizar a direção do Hotel Fazenda Ribeirão não só pelo excelente serviço prestado pelos seus simpáticos, educados e prestativos funcionários, bem como pela excelente comida servida durante toda realização do evento) no restaurante do hotel, já que as 21:30h estava programado a abertura do evento e a palestra com o Astronauta Marcos Pontes.

Restaurante do hotel momentos antes da abertura do evento.
Jovens participantes se dirigindo a abertura do evento
após jantarem no restaurante do hotel.
Participante aguardando o início da abertura do evento.

Pontualmente as 21:30h o Prof. Canalle deu início a abertura do evento fazendo as suas considerações iniciais, antes de apresentar dois profissionais que na manhã do dia seguinte (08/11), ministrariam palestras aos participantes, ou seja, o Sr. Roberto de Paula da empresa BANDEIRANTE Foguetes Educativos, de Recife-PE, e o Tenente Fábio Stogmuller do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.


O Prof. Canalle realizando as suas considerações
iniciais na abertura do evento.
O Ten. Fábio Stogmuller (esq.) ao lado do Prof. Canalle e
do Sr. Roberto de Paula.
O Ten. Fábio Stogmuller realizando suas
considerações inicias.
 Sr. Roberto de Paula realizando suas considerações inicias.

Após as considerações iniciais destes profissionais, o Prof. Canalle fez então a apresentação aos participantes do Astronauta Marcos Pontes, que deu inicio assim a uma palesta denominada de "Viagem a ISS", onde o nosso astronauta fez um interessante relato sobre a sua "Missão Centenário", missão esta que o levou em 2006 a Estacão Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), bem como também toda sua trajetória educacional e profissional até chegar a esta missão histórica.


Palesta do Astronauta Marcos Pontes.

Após a palestra do astronauta, estabeleceu-se (como era de se esperar) uma pequena confusão em torno do mesmo, o que me impediu infelizmente de trocar algumas palavras com ele. Sendo assim, cansado devido a maratona do dia, resolvi então retornar ao meu quarto, encerrando assim o meu primeiro dia no evento lamentando não ter tido a oportunidade de trocar algumas ideias com este profissional que admiro muito, mas enfim... fica para uma próxima vez.

Bom leitor, antes de dar sequencia com o meu relato sobre as atividades do segundo dia do evento, vale esclarecer a você que a Jornada de Foguetes de 2016 da X MOBFOG foi dividida em três etapas (IX, X e XI Jornadas), sendo a primeira de 31/10 a 03/11, a segunda de 04 á 07/11 e a terceira (a que eu participei) de 07 a 10/11, com a participação somente de professores e alunos do ensino médio, e com equipes formadas apenas por um professor e três alunos.

Vale lembrar que a terceira etapa aqui abordada contou com a participação de 49 equipes de 15 estados brasileiros (Alagoas, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rondônia, Paraná, Pernambuco, Piauí, São Paulo e Tocantins), mas curiosamente e infelizmente sem a participação de representantes da Bahia, coisa que segundo fui informado só ocorreu na segunda etapa das três realizadas, quando uma equipe do Instituto Federal da Bahia (IFBA) de Simões Filho (cidade localizada na Grande Salvador) participou deste evento. Em breve pretendo fazer uma visita a este instituto para bater um papo com o Prof. Paulo Vicente Moreira dos Santos, líder da equipe que esteve em Barra do Piraí.

Veio o segundo dia do evento, e eu acordei bem cedo para checar o meu e-mail e também se havia notícias na net para o Blog, tomei um bom e estimulante banho frio e logo depois sair do quarto com a ideia de tentar um contato com o Astronauta Marcos Pontes, mas logo percebi que isto seria difícil, pois quando eu estava passando pela recepção o observei já em seu carro na companhia de sua assessora deixando o hotel. Sendo assim, um pouco chateado por ter perdido a oportunidade de trocar algumas ideias com este profissional, segui então a pé para o restaurante afim de tomar o cafe da manhã, pois a partir das 09:30h se iniciariam as atividades do dia.

Apos tomar café na companhia agradável do Prof. Canalle e da sua assessora Pâmela Coelhoe de ter sido apresentado por eles a assessora do astronauta (passou rapidamente pelo restaurante), segui então para o auditório, para assim acompanhar a primeira atividade do evento marcada para aquela manhã.


No horário previsto o Prof. Canalle deu início as atividades dando as boas vindas aos participantes e falando sobre as atividades previstas para aquele dia do evento, e após as suas considerações passou então a palavra ao Sr. Roberto de Paula, para que assim ele desse inicio a sua palestra sobre os Minifoguetes da BANDEIRANTE.



O Prof. Canalle dando inicio as atividades do dia 08/11.
Vídeo do momento em que o Prof. Canalle fala sobre
a participação da equipe da Edge of Space no evento.

Com uma desenvoltura que confesso, me surpreendeu, o Sr. Roberto de Paula ministrou sua palestra fazendo (como o astronauta no dia anterior) um interessante relato de sua trajetória educacional e profissional e de suas atividades com minifoguetes desde a fundação da BANDEIRANTE Foguetes Educativos, empresa esta que tem a sua sede em Recife-PE.


Nascido na capital paulista, este senhor de 64 anos (que até então eu só conhecia por e-mail e contato telefônico), demonstrou ser uma pessoa muito tranquila, alegre, bastante comunicativa, e muita ativa e comprometida com o que faz, realmente uma pessoa de valor com muito a contribuir para a área de Space Education de nossos jovens.

Palestra do Sr. Roberto de Paula.
Vídeo da Palestra do Sr. Roberto de Paula.

Vale aqui registrar também leitor um fato muito curioso que aconteceu com o Sr. Roberto de Paula. Em dado momento do evento (não sei precisar exatamente em qual das duas etapas anteriores) chateado com o seu elétrico e dinâmico WhatsApp, este alegre senhor teve um 'surto psicótico' que foi gravado pelo mesmo. Veja abaixo, kkkkkkkkkkk, abraços Sr. Roberto.


O surto psicótico do Sr. Roberto de Paula.

Apos a palestra do Sr. Roberto, a palavra foi passada então ao Sr. Waldir Vieira da Edge of Space, para que assim ele apresentasse aos participantes o funcionamento do foguete FOG 500 que ele lançaria naquela mesma tarde do dia 08/11.

Apresentação pelo Sr. Waldir Vieira do foguete
FOG 500 aos participantes do evento.

Com o fim da apresentação do pessoal da Edge of Space, o evento prosseguiu então com as apresentações orais das equipes de números 1 a 13, no resto da manhã, e das equipes de números 14 a 24, logo após o almoço, apresentações estas que eu não pude acompanhar pois deixei o auditório logo após a apresentação do Sr. Waldir Vieira, para assim ajudar ao Sr. Roberto de Paula que se encontrava todo enrolado com a preparação dos kits e dos minifoguetes que ele lançaria naquela tarde do dia 08/11.

Passei o resto da manhã ajudando o Sr. Roberto de Paula, e por volta das 12:30h seguimos então juntos para o almoço no restaurante do hotel. Foi neste momento leitor que tive contato pela primeira vez com a deliciosa comida servida por este estabelecimento hoteleiro.

O primeiro almoço dos participantes
da terceira etapa do evento.
O almoço da equipe da organização. Na ponta da mesa o
Ten. Fábio Stogmuller (esq.) e a Pâmela Coelho (dir.)
na companhia de outros integrantes da organização.
Após este delicioso almoço, enquanto os participantes das equipes de números 14 a 24 seguiram para o auditório afim de realizar as suas apresentações orais, resolvi retornar ao meu quarto para tomar banho e relaxar um pouco, pois a partir das 16:00h seria iniciado o primeiro dia de lançamentos de foguetes com a participação de todas as 49 equipes desta terceira etapa do evento.

Por volta das 15:40h leitor deixei meu quarto e segui na companhia do Sr. Roberto de Paula para o local de lançamento que ficava na lateral (há uma certa distancia) do restaurante e da piscina do hotel, e de onde pontualmente as 16:00 pude presenciar o belo lançamento do foguete FOG 500 da Edge of Space,  lançamento este que foi registrado no vídeo abaixo pelo Sr. Roberto.

Lançamento do Foguete FOG 500 da Edge of Space.

Bom leitor, após o lançamento do FOG 500, foi iniciado então as atividades de lançamentos dos foguetes de Garrafa PET (movidos por uma mistura de Bicarbonato de Sódio e Vinagre) desenvolvidos pelas 49 equipes inscritas na competição. Assim sendo, com uma lista em mãos das equipes fornecida pela organização do evento, escolhi 15 equipes (uma de cada estado participante) e sai buscando registrar a participação dessas equipes ao qual este registro o leitor pode conferir nas fotos abaixo.

Equipe 3, liderada pelo Prof. Erico Kemper, representando
o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS),
campus de Canoas-RS
.
Equipe 5, liderada pelo Prof. Frank Vasconcelos de Sales,
representando o Colégio Militar de Brasília-DF.
Equipe 9, liderada pelo Prof. Guilherme de Bortoli da Silva,
representando a Escola Hélcio Rezende Dias de Vila Velha-ES
.
Equipe 11, liderada pelo Prof. Carlos Eurico Ribeiro Rodolpho,
representando o Colégio Antares -Papicu de Fortaleza-CE.
Equipe 13, liderada pelo Prof. Márcio Adolfo de Alameida,
representando o Instituto Federal de Rondônia (IFRO),
de Colorado do Oeste-RO.
Equipe 17, liderada pela Profa. Elyka Fernanda Pereira
de Melo, representando o Colégio Adventista de Gurupi-TO.
Equipe 19, liderada pelo Prof. Weber Hanry Morais e Feu,
representando o Centro Federal de Educação Tecnológica
de Minas Gerais (CEFET-MG) da cidade de Timóteo-MG.
Equipe 23, liderada pela Profa. Polyanna Guimarães e Miranda,
representando o Instituto Federal do Paraná (IFPR),
campus de Assis Chateaubriand-PR. 
Equipe 25, liderada pelo Prof. Fernando Antônio Quadros Valença,
representando a Escola de Referencia em Ensino Médio
Senador Paulo Pessoa Guerra de Recife-PE.
Equipe 27, liderada pelo Prof. Miguel Henrique Barbosa e Silva,
representando a Escola CEMTI João Henrique de
Almeida Souza de Teresina-PI
Equipe 33, liderada pelo Prof. Hélder Faria, representando a
Escola Estadual de Ensino Médio Professor Nelson do
Nascimento Monteiro de São José dos Campos-SP.
Equipe 36, liderada pelo Prof. Abraão de Souza Silva,
representando o Instituto Federal do Amazonas (IFAM),
campus de Presidente Figueiredo-AM.
Equipe 41, liderada pela Profa. Magda Maria Guedes
Brandão Zanotto, representando o Instituto Federal
de Alagoas (IFAL) de Maceió-AL.
Equipe 43, liderada pelo Prof. Deusdete de Souza Brito,
representando o Instituto Federal do Maranhão (IFMA),
campus de Timon-MA. 
Equipe 49, liderada pelo Prof. Maxwell de Oliveira Caneiro,
representando o Colégio Salesiano São Gonçalo de Cuiabá-MT.
E assim os lançamentos das 49 equipes transcorreram das 16:00h as 18:00h com grande entusiasmo de seus participantes, e a medida em que as equipes iam finalizando os seus lançamentos, seus integrantes eram então liberados pela organização do evento para usufruírem do uso da piscina do hotel, e ai já viu, né leitor??? A galerinha não deixou barato, e se divertiram a berça promovendo entre eles uma grande confraternização aquática, rsrsrsrs.

As atividades das equipes durante o primeiro dia de
lançamentos dos foguetes de garrafas PET.
O Sr. Roberto de Paula preparando seu minifoguete que
seria lançado com exito neste primeiro dia de lançamento.

Vale registrar também leitor que visando filmar do ar os lançamentos dos foguetes de Garrafa PET das equipes participantes, a galera da Edge of Space deu inicio a montagem, e posteriormente o lançamento de um Drone, lançamento este que o leitor pode acompanhar pelo vídeo abaixo.

A equipe da Edge of Space preparando o
Drone para o lançamento.
O Drone pronto para o lançamento.
Vídeo do lançamento do Drone.

Com o fim das atividades de lançamentos do dia, enquanto os jovens se divertiam na piscina, segui para meu quarto para tomar um bom banho e me preparar para jantar, já que havia sido convidado pela organização para participar da 'Oficina de Construção de Minifoguetes' (direcionada somente para os professores) que seria ministrada pelo Prof. Canalle a partir das 20:00h no 'Salão  Nobre Planetário' do hotel.

No horário previsto, segui então em companhia do Sr. Roberto de Paula para participar desta oficina, onde pude assimilar o conhecimento de como desenvolver um minifoguete simples movido a um motor oriundo de Fogos de Artificio, e tendo como resultado final a montagem do meu primeiro minifoguete que denominei de BRAZILIAN SPACE I, foguete este que seria lançado exitosamente (para minha surpresa) junto com os foguetes desenvolvidos pelos professores na tarde do dia seguinte.

Momentos da Oficina de Minifoguetes.
Pois é leitor, e com o fim da Oficina encerrou-se as atividades do segundo dia do evento, e segui então para o meu quarto para ter o merecido descanso. 

As atividades do terceiro dia do evento (09/11) começaram no auditório as 09:30h com a palestra do Prof. João Batista Garcia Canalle, que fez um relato sobre a trajetória histórica da OBA muito interessante, e apos esta palestra, foi a vez então do Ten. Fábio Stogmuller do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro apresentar aos participantes a importância de conduzir as atividades de lançamentos de foguetes com segurança, uma palestra que prendeu a atenção de todos não só devido ao seu tema, mas também pela forma descontraída como foi conduzida pelo Ten. Stogmuller


A palestra sobre segurança do Ten. Fábio Stogmuller.
Após a palestra do Ten. Stogmuller, as atividades seguiram com as apresentações orais das equipes de números 25 a 37 (na parte da manhã) e das equipes de números 38 a 49 (logo após o almoço), porem deixei o auditório na companhia do Sr. Roberto de Paula logo após a palestra do Ten. Stogmuller, para assim ajudá-lo na preparação dos kits e dos foguetes para o segundo e ultimo dia de lançamentos do evento, atividade esta que estava marcada para ocorrer a partir das 16:00h.

No horário previsto deu-se então inicio aos lançamentos das 49 equipes inscritas, e com grande entusiasmo esse jovens (ao lado de seus dedicados professores) se empenharam ao máximo para alcançar os seus objetivos, e da mesma forma que no dia anterior, a medida que finalizavam suas apresentações, seguiam com ainda mais entusiasmo para a esperada confraternização na piscina do hotel.


As atividades de lançamento dos foguetes de Garrafa
PET das 49 equipes no segundo e ultimo dia de
lançamentos do evento.
Paralelamente as atividades de lançamento dos foguetes de Garrafa PET das 49 equipes inscritas, os professores participantes da Oficina de Minifoguetes do dia anterior, realizaram o lançamento dos seus minifoguetes produzidos durante esta oficina, como o leitor poderá conferir nas fotos e vídeos abaixo.


Fotos dos lançamento do minifoguetes dos professores.
Vídeos dos lançamento dos professores.

Já o minifoguete "BRAZILIAN SPACE I" e o minifoguete do Sr. Roberto de Paula produzidos durante a oficina, estes voaram exitosamente, porém sem ter tido os seu alcances registrados. Entretanto, o minifoguete que o Sr. Roberto havia preparado com grande atenção, infelizmente fez um voo anômalo que o leitor poderá conferir pelo vídeo abaixo.


O minifoguete BRAZILIAN SPACE I (ao centro) e o minifoguete
do Sr. Roberto de Paula (esq.) produzidos durante a oficina.
O voo anômalo do minifoguete do Sr. Roberto de Paula.


O Sr. Roberto de Paula com a Profa. Michelle Patrícia
Ferreira da Silva, líder da Equipe 47 que representou o
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de
Pernambuco (IFECT) de Recife-PE.
O Sr. Roberto com a Profa. Mersia Teixeira Porto, líder da
Equipe 40 que representou a Sociedade das Filhas de Nossa
Senhora do Sagrado Coração de Alfenas-MG.

MICO

Um fato constrangedor para o autor deste relato aconteceu durante a realização deste segundo e ultimo dia de lançamentos, no momento em que fui escolhido pelo Sr. Roberto de Paula para apertar o botão de lançamento de um minifoguete VS-40 preparado por ele. Acontece que sem a pratica com esta atividade, e confundido que fui pela narração oficial que acompanhava os lançamentos paralelos, veja o que ocorreu no vídeo abaixo gravado pelo próprio Sr. Roberto.



Por volta das 18:00h foram encerradas as atividades com os foguetes, e apos jantar, retornei para o quarto onde tomei um banho, verifiquei algumas coisas na net relacionadas com o Blog e fui dormir, enquanto os professores se reuniam como a organização no "Salão Nobre Planetário", a ultima atividade daquele dia do evento.

Apos o café da manhã, as atividades do ultimo dia do evento (10/11) se iniciaram no auditório com a palestra do Executivo de Vendas (Sales Executive) da empresa Avibras Indústria Aeroespacial S.A, o Sr. Patrício Enrique Bejar Rejas, que fez uma interessantíssima apresentação das atividades e dos produtos produzidos por esta empresa brasileira da Área Aeroespacial e de Defesa.

No que diz respeito a área de nosso interesse, foi bom saber que o desenvolvimento do Foguete de Treinamento Avançado (FTA) continua na mira desta empresa, no aguardo que a FAB se decida por encomenda-lo, e também que no momento a mesma esta envolvida no desenvolvimento do Motor-Foguete Sólido S-50 (o maior já desenvolvido no Brasil), motor do tão aguardado Veículo Lançador de Microssatélites (VLM-1), alem também do interesse da empresa de participar futuramente das atividades relacionadas com o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE) do Comando da Aeronáutica (COMAER).


Palestra do Sales Executive da Avibras,
o Sr. Patrício Enrique Bejar Rejas.

Com o final da interessante palestra do  Sr. Patrício Rejas, no intervalo antes da organização dar inicio a entrega dos prêmios aos participantes, tomei conhecimento de que a Equipe 1, liderada pela Prof. Jossiara A. V. Moreno, representantes do Colégio Divino Salvador da cidade de ITU-SP, tinha entre os seus integrantes uma jovem de 17 anos que aspira se tornar a primeira astronauta mulher do Brasil. Tratá-se da jovem Ana Luísa da Costa Vieira, e em breve o Blog estará realizando uma entrevista com a mesma para que assim ela nos fale sobre o seu grande desejo de se tornar astronauta.

Equipe 1, liderada pela Prof. Jossiara A. V. Moreno,
representando o 
Colégio Divino Salvador da cidade de ITU-SP.
A jovem Ana Luísa da Costa Vieira, aspirante a Astronauta.
Com o fim do intervalo, o evento prosseguiu com a entrega dos prêmios aos vencedores. Primeiramente com a entrega aos professores que alcançaram a maior distancia com o lançamento dos seus foguetes produzidos na Oficina de Minifoguetes, sendo os três primeiros colocados os seguintes:


Prof. Paulo César Macedo, líder da Equipe 4, representante do IFRO
de Vilhena-RO - Terceiro Colocado na Competição de Minifoguetes.
Profa. Polyanna Guimarães e Miranda, líder da Equipe 23,
representante do IF do Paraná de Assis Chateaubriand-PR
- Segunda Colocada na Competição de Minifoguetes.
Prof. Maxwell de Oliveira Carneiro, líder da Equipe 49,
representante do Colégio Salesiano São Gonçalo de Cuiabá-MT,
-Primeiro Colocado na Competição de Minifoguetes.
Após a entrega dos prêmios aos professores, foi dado inicio então a entrega dos prêmios as equipes participantes, sendo que as três primeiras colocadas desta terceira etapa da X MOBFOG foram seguintes equipes:


Equipe 18, liderada pelo Prof. José Adolfo Mota de
Almeida, representando o IFPR de Umuarama-PR,
Terceiro Lugar com o alcance de 258,8 m.
Equipe 36, liderada pelo Prof. Abraão de Souza Silva,
representando o IFAM de Presidente Figueiredo-AM,
Segundo Lugar com o alcance de 266 m.
Equipe 31, liderada pela Prof. Henrique A. M. Marques,
representando o IFAL de Penedo-AL,
Primeiro Lugar com o alcance de 268,1 m.
Pois é leitor, apos as entregas dos prêmios foi exibido um vídeo muito divertido produzido pela a organização que agradou a todos, e então foi encerrado o evento. A partir daí e após as naturais trocas de celulares e e-mais entre os participantes, a galerinha e seus professores então começaram a se preparar para retornar as suas casas que, para algumas das equipes, seria uma grande maratona. Veja abaixo leitor mais algumas fotos destes últimos momento do evento.


Sr. Patrício Rejas presenteando o Prof. Canalle
e a 
Pâmela Coelho em nome da Avibras.
A galera da organização se despedindo dos
participantes e comemorando o exito do evento.

Bom leitor, e assim terminou a minha participação neste evento da OBA. Deixei então o auditório e segui para o meu quarto para preparar a minha viagem de retorno a Salvador.  Viajem esta que se iniciou de carona com o Prof. Canalle na companhia do Sr. Roberto de Paula e da jovem Bruna (integrante da organização) até o Aeroporto do Galeão, onde então peguei o voo da Avianca de volta para capital baiana.

Gostaria de agradecer ao Prof. João Batista Garcia Canalle pela convite e pela oportunidade proporcionada a minha pessoa de participar deste evento e também agradecer a todos os jovens integrantes de sua equipe pela forma cordial e atenciosa como me receberam durante a minha estadia em Barra do Piraí. Muito obrigado a todos vocês.

Duda Falcão

Comentários

  1. Parabéns a todos que participaram do evento, em especial aos alunos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), dos campi Barra do Corda e Timon. Espero que ano que vem o Campus Açailândia participe do evento também representando o IFMA. Vamos trabalhar para isso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário