quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Foguete Nacional VSB-30 Será Lançado Hoje no CLA

Olá leitor!

Segue uma matéria publicada hoje (07/12) no jornal “O Estado do Maranhão”, destacando que o Foguete VSB-30 da Operação Rio Verde Será lançado hoje do Centro de lançamento de Alcântara (CLA).

Duda Falcão

GERAL

ALCÂNTARA

Foguete Nacional VSB-30 Será
Lançado Hoje no CLA

Pela quarta vez, o foguete será lançado de Alcântara e levará a carga
útil MicroG2, com oito experimentos científicos e tecnológicos a bordo

O Estado do Maranhão
07/12/20156

Foto: Divulgação
Equipes do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e do
Centro Aeroespacial Alemão (DLR) com a carga últil
MicroG2 pronta para o voo.

O Centro de Lançamento de Alcântara ( CLA) realizará hoje o lançamento do foguete suborbital VSB-30 V11, assim como o resgate da carga útil MicroG2 no mar.

A Operação Rio Verde, que é coordenada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), possui o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) como unidade apoiada e responsável pela integração do veículo e da carga útil, que é realizada em parceria com o Centro Aeroespacial Alemão (DLR).

Iniciada no dia 20 de novembro deste ano, a operação já cumpriu uma das metas estabelecidas, que é de confirmar e verificar todos os meios necessários ao rastreio e lançamento a partir do CLA, por meio do lançamento com sucesso de um Foguete de Treinamento no dia 29 do mês passado.

Operação já
cumpriu metas
estabelecidas

Experimentos

O foguete nacional VSB-30 V11 será lançado pela quarta vez de Alcântara e levará a carga útil MicroG2, com oito experimentos científicos e tecnológicos a bordo, em apoio ao Programa Microgravidade da Agência Espacial Brasileira (AEB). Isso possibilitará que cientistas e pesquisadores brasileiros realizem estudos e testes em ambiente de microgravidade, visando o desenvolvimento de pesquisas científicas nas diversas áreas do conhecimento, apoiando, assim, as universidades e os centros de pesquisas.

Carga útil será
recuperada
em alto mar

Além do CLA, IAE e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), atuando com estação remota rastreio, a Operação Rio Verde conta com a participação e apoio das seguintes organizações: Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), a Marinha do Brasil (MB) e o Centro Espacial Alemão (DLR). Ainda, participam com experimentos embarcados na carga útil, cientistas e pesquisadores do IAE, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Após o lançamento e o voo em ambiente de microgravidade, a carga útil MicroG2 deverá ser recuperada em alto mar, por helicópteros Black Hawk H-60 L da Força Aérea Brasileira (FAB), com apoio do Navio Patrulha Bocaina da Marinha do Brasil.


Fonte: Jornal O Estado do Maranhão – pág. 05 - 07/12/2016

Comentário: Pois é como já havíamos informado o voo do VSB-30 ocorre no dia de hoje e agora leitor só restar ficar na torcida para que tudo possa ocorrer dentro do esperado. Aproveitamos para agradecer ao leitor maranhense Edvaldo Coqueiro pelo envio desta notícia.

Um comentário: