Foguete Nacional VSB-30 Será Lançado Hoje no CLA

Olá leitor!

Segue uma matéria publicada hoje (07/12) no jornal “O Estado do Maranhão”, destacando que o Foguete VSB-30 da Operação Rio Verde Será lançado hoje do Centro de lançamento de Alcântara (CLA).

Duda Falcão

GERAL

ALCÂNTARA

Foguete Nacional VSB-30 Será
Lançado Hoje no CLA

Pela quarta vez, o foguete será lançado de Alcântara e levará a carga
útil MicroG2, com oito experimentos científicos e tecnológicos a bordo

O Estado do Maranhão
07/12/20156

Foto: Divulgação
Equipes do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e do
Centro Aeroespacial Alemão (DLR) com a carga últil
MicroG2 pronta para o voo.

O Centro de Lançamento de Alcântara ( CLA) realizará hoje o lançamento do foguete suborbital VSB-30 V11, assim como o resgate da carga útil MicroG2 no mar.

A Operação Rio Verde, que é coordenada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), possui o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) como unidade apoiada e responsável pela integração do veículo e da carga útil, que é realizada em parceria com o Centro Aeroespacial Alemão (DLR).

Iniciada no dia 20 de novembro deste ano, a operação já cumpriu uma das metas estabelecidas, que é de confirmar e verificar todos os meios necessários ao rastreio e lançamento a partir do CLA, por meio do lançamento com sucesso de um Foguete de Treinamento no dia 29 do mês passado.

Operação já
cumpriu metas
estabelecidas

Experimentos

O foguete nacional VSB-30 V11 será lançado pela quarta vez de Alcântara e levará a carga útil MicroG2, com oito experimentos científicos e tecnológicos a bordo, em apoio ao Programa Microgravidade da Agência Espacial Brasileira (AEB). Isso possibilitará que cientistas e pesquisadores brasileiros realizem estudos e testes em ambiente de microgravidade, visando o desenvolvimento de pesquisas científicas nas diversas áreas do conhecimento, apoiando, assim, as universidades e os centros de pesquisas.

Carga útil será
recuperada
em alto mar

Além do CLA, IAE e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), atuando com estação remota rastreio, a Operação Rio Verde conta com a participação e apoio das seguintes organizações: Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), a Marinha do Brasil (MB) e o Centro Espacial Alemão (DLR). Ainda, participam com experimentos embarcados na carga útil, cientistas e pesquisadores do IAE, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Após o lançamento e o voo em ambiente de microgravidade, a carga útil MicroG2 deverá ser recuperada em alto mar, por helicópteros Black Hawk H-60 L da Força Aérea Brasileira (FAB), com apoio do Navio Patrulha Bocaina da Marinha do Brasil.


Fonte: Jornal O Estado do Maranhão – pág. 05 - 07/12/2016

Comentário: Pois é como já havíamos informado o voo do VSB-30 ocorre no dia de hoje e agora leitor só restar ficar na torcida para que tudo possa ocorrer dentro do esperado. Aproveitamos para agradecer ao leitor maranhense Edvaldo Coqueiro pelo envio desta notícia.

Comentários

Postar um comentário