Estudantes do CEP Fazem Lançamentos de Minifoguetes Com Grupo Carl Sagan

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (21/12) no site do Colégio Estadual do Paraná (CEP) destacando que um grupo seleto de estudantes deste colégio participou dia 19/12 do projeto de lançamentos de minifoguetes desenvolvido pelo Grupo Carl Sagan da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Duda Falcão

Notícias

Estudantes do CEP Fazem Lançamentos
de Minifoguetes Com Grupo Carl Sagan

Por Sérgio Zaccaria (Zac)
21/12/2016

Um grupo seleto de estudantes do Colégio Estadual do Paraná (CEP) participaram, na última segunda-feira (19), do projeto de lançamentos de minifoguetes desenvolvido pelo Grupo Carl Sagan da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A ação no Colégio, coordenada pelo professor Dr. Carlos Henrique Marchi, fez parte das atividades da Semana da Integração do CEP, com mostras e oficinas desenvolvidas para apresentar os trabalhos e as atividades realizadas pelos estudantes, nas diversas disciplinas, ao longo do ano.

Os minifoguetes foram posicionados no Campo de Futebol do Colégio, que serviu de base para os lançamentos dos protótipos. “Existiu toda uma preparação para que os lançamentos dos aparelhos ocorressem dentro de cálculos previsíveis para alcance de alturas, ângulos e controle de combustão para propagação”, explica o professor Paulo Roberto Lagos, do Observatório Astronômico do Colégio Estadual do Paraná (OACEP).

O Grupo de Foguetes Carl Sagan foi fundado em 2005 para estimular e incentivar alunos ao aprofundamento em conhecimentos da área científica e espacial. O Grupo é constituído por três professores e 15 alunos da graduação e pós-graduação da UFPR.

Todos os anos, o Grupo Carl Sagan promove o “Festival de Minifoguetes de Curitiba”, evento que reúne universitários de diversos Estados brasileiros. O Colégio Estadual do Paraná é a única Escola de Ensino de Nível Médio a participar do programa e ações.

O grupo do CEP é denominado CACEP TEENS - EQUIPO LONGE LATEQVE. A participação dos estudantes do CEP se dá através de convênio firmado com a UFPR para promoção e colaboração científica em espaço ofertado pela disciplina de Espaçomodelismo (Minifoguetes), que tem como objetivo formar grupos aptos a construir e participar de mostras e competições.


Fonte: Site do Colégio Estadual do Paraná - http://www.cep.pr.gov.br

Comentários