Autoridades do MCTIC Interagem Com o Mundo da Ciência e Tecnologia

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (01/12) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), destacando que 'Autoridades do MCTIC' interagiram dia 30/11 com a mostra “Mundo da Ciência e Tecnologia”.

Duda Falcão

Autoridades do MCTIC Interagem Com
o Mundo da Ciência e Tecnologia

Coordenação de Comunicação Social
01/12/2016

Fotos: Junior/ CCS/AEB
Ministro Kassab visita o estande da AEB.

O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Braga Coelho, visitou na última quarta-feira (30.11) junto com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e autoridades da área, os estandes da mostra Mundo MCTIC – Pesquisa e Desenvolvimento de Ponta no Brasil. A exposição, aberta na segunda-feira (28.11), no Pavilhão de Exposição do Parque da Cidade, em Brasília, recebe milhares de jovens que ficam fascinados com o mundo da ciência, inovação e tecnologia.

Segundo afirmou o ministro Kassab essa mostra tem uma importância extraordinária, principalmente por seu caráter pedagógico e pela oportunidade de as crianças e jovens conhecerem o que se desenvolve aqui no país e, em especial, o que o poder público faz. “Isso pode despertar em futuros cientistas a vontade de, ao longo da vida, caminhar profissionalmente para o mundo da pesquisa, pois é por aí que a gente encontra o caminho para o desenvolvimento”.

No estande da AEB os visitantes participam das atividades no Planetário inflável, quando um projetor de 360 graus planeja imagens com o auxílio de programas de astronomia. O colaborador da AEB, Lucas Ferreira da Silva, afirma que o planetário é um lugar mágico onde acontecem aulas expositivas de Astronomia e Ciências Afins, e de onde é possível simular o céu noturno em qualquer hora e época do ano. Além das atividades no Planetário, as pessoas têm a oportunidade de conhecer maquetes de satélites e trajes de astronautas que podem ser utilizados para fotografias e também assistir palestras sobre o programa espacial.

Já no espaço da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), os jovens aprendem como funcionam os vídeos em 3D e exploram alguns programas de realidade virtual. “Aqui eles conhecem um reator nuclear, o que é muito interessante, já que é impossível fazer uma visita real a um local desses”, conta Eugênio Marins, do Instituto de Tecnologia Nuclear. Estão em exposição também programas para treinamentos e planejamento de segurança física, radiológica e nuclear.

Nesta quinta-feira (1º.12) a Mostra MCTIC realiza o 4º Circuito de Ciências das escolas da Secretaria de Educação do Distrito Federal. A disputa final envolve 197 trabalhos desenvolvidos por alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Profissional.

Ministro participa de sessão no planetário móvel da AEB.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários