Super Lua da Próxima Segunda-Feira Será a Maior Registrada em Um Período de 30 Anos

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (11/11) no site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), destacando que Super Lua da próxima segunda-feira será a Maior Registrada em um período de 30 Anos

Duda Falcão

NOTÍCIAS

Super Lua da Próxima Segunda-Feira Será a
Maior Registrada em Um Período de 30 Anos

Segundo o ON, distância entre a Lua e a Terra será a menor entre 2000 e 2030.
"Com tempo bom, em qualquer momento entre o nascer e o por da Lua
poderemos observar nosso satélite", diz a pesquisadora Josina Nascimento.

Por Ascom do MCTIC
Publicação: 11/11/2016 | 11:25
Última modificação: 11/11/2016 | 16:47

Crédito: Divulgação
Aproximação da Lua com a Terra pode influenciar nas marés 
os oceanos e a regulação de vazantes e enchentes de rios.

O fenômeno da Super Lua ganhará o céu na próxima segunda-feira (14), quando o satélite natural estará em sua aproximação máxima da Terra, no chamado Perigeu. As famosas Super Luas ocorrem sempre nas fases cheia ou nova, mas o satélite atinge a sua luminosidade máxima durante a Lua cheia, tornando o fenômeno ainda mais interessante. Mas não é só isso.

Nesta segunda-feira, a distância entre a Lua e a Terra será a menor entre 2000 e 2030.

"Mesmo quem nunca viu ou não sabe nada sobre o assunto irá perceber que a Lua estará diferente, mais brilhante, maior. É um fenômeno que chama a atenção. Se o tempo estiver bom, qualquer momento entre o nascer e o por da Lua será favorável para observar nosso satélite natural tão encantador", diz a pesquisadora Josina Nascimento, do Observatório Nacional (ON).

Responsável pelos cálculos e edição do Anuário do ON, a pesquisadora explica que, na segunda-feira (14), a Lua estará no Perigeu às 9h21min, no horário de Brasília, a uma distância de 356.509 quilômetros da Terra – 0,9% menor. "Desde o ano 2000, o valor médio para a distância Terra-Lua na ocasião do Perigeu é 362.568 km", revela.

Ela acrescenta que o instante da Lua cheia será às 11h52. Nesta fase, lua está em direção oposta a do Sol. "Ela nasce quando o Sol se põe e fica a noite toda no céu."

E quais são as consequências desta aproximação da Lua com a Terra? "Sabemos que a Lua influencia a Terra em uma série de coisas, entre as quais as marés. Vazante e enchente é regulado pela Lua. Poderão ocorrer marés mais fortes, mas isso não quer dizer que vão ocorrer desastres naturais ou algum acidente", diz Josina.




Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC)

Comentários