Simpósio de Pós-Graduação em Ciência do Sistema Terrestre Aborda Sustentabilidade Global

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (24/11) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que Simpósio de Pós-graduação em Ciência do Sistema Terrestre realizado no instituto aborda Sustentabilidade Global.

Duda Falcão

Simpósio de Pós-Graduação em Ciência
do Sistema Terrestre Aborda
Sustentabilidade Global

Quinta-feira, 24 de Novembro de 2016

Mais de 50 estudantes e professores participaram do V Simpósio de Pós-graduação em Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), nos dias 17 e 18 de novembro. Nesta edição do evento, as pesquisas desenvolvidas pelos alunos de doutorado, além de palestras, sessão de pôsteres e atividades diversas, aconteceram no hall do prédio do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do INPE, em São José dos Campos (SP).

Na palestra de abertura, o coach Eduardo Corrêa falou sobre estresse em alunos de pós-graduação, chamando a atenção para um assunto muitas vezes ignorado no ambiente de pesquisa. No decorrer do evento, os alunos abordaram uma variedade de temas ligados à sustentabilidade em escala regional e global, como o desmatamento na Amazônia e suas implicações no ciclo hidrológico e no clima, os impactos antropogênicos sobre os ciclos biogeoquímicos, a interação entre a biosfera e atmosfera, a preservação de mananciais e qualidade das águas na bacia do Paraíba, além da modelagem da disseminação de enfermidades como a malária.

A programação contemplou ainda um plantio coletivo de mudas de espécies nativas em um bosque do INPE, simbolizando o legado da pesquisa realizada na Pós-graduação em Ciência do Sistema Terrestre (PG-CST) para as futuras gerações. O evento se encerrou com uma mesa-redonda sobre o "mercado de trabalho do cientista do sistema terrestre" com a participação de docentes e alunos egressos nas discussões.

O Simpósio de Pós-graduação em Ciência do Sistema Terrestre é realizado anualmente no segundo semestre e sua inscrição é gratuita, sendo aberto à comunidade em geral.

Sobre a PG-CST

A Pós-graduação em Ciência do Sistema Terrestre (PG-CST) do INPE tem como objetivo a formação de recursos humanos de alto nível para atender às demandas institucionais, nacionais e científicas relacionadas aos impactos, vulnerabilidades, processos sociais e políticas públicas associadas às mudanças ambientais regionais e globais. Com apenas seis anos de existência, o programa já formou 30 doutores e se consolida como referência na formação em pesquisa integrada sobre sustentabilidade e mudanças ambientais.


Participantes do evento plantaram mudas de espécies
nativas em um bosque do INPE.
Palestra no hall do prédio do CCST, no INPE de São José dos Campos.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários