Professores Premiados Com Intercâmbio no EUA Conhecem o Programa Globe

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota da Agência Espacial Brasileira (AEB) postada ontem (14/11) no site da mesma, informando que Professores premiados com intercâmbio nos EUA conhecem o Programa Globe.

Duda Falcão

Professores Premiados Com Intercâmbio
nos EUA Conhecem o Programa Globe

Coordenação de Comunicação Social – CCS
14/11/2016

Fotos: Valdivino Júnior – CCS/AEB
Jean Batana apresenta o Programa Globe aos diretores vencedores.

Os diretores de escolas públicas brasileiras vencedores do Prêmio Gestão Escolar 2016 conheceram na última quinta-feira (10.11), o Programa Globe da Agência Espacial Norte Americana (NASA), em fase de implementação no Brasil pela Agência Espacial Brasileira (AEB). A palestra fez parte do cronograma de preparação dos professores para o intercâmbio nos Estados Unidos, que acontece no período de 13 a 24 de novembro.

Ministrada pelo coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da AEB e coordenador-executivo do programa Globe no Brasil, Jean Batana apresentou aos diretores o programa mundial de educação ambiental, que procura promover o ensino e a aprendizagem da ciência, por meio de pesquisas científicas entre estudantes e docentes. A realização dos workshops no Brasil, o primeiro em junho de 2016 e o segundo nos últimos dias 7 e 8 de novembro, também foram temas abordados na palestra.

Os professores também conheceram os projetos e planos para expansão do Globe no Brasil, como a consolidação do acordo de cooperação com a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF), para levar o programa a diferentes escolas do DF, assim como a realização de workshops em diversos estados brasileiros e do primeiro encontro anual das escolas participantes do programa no país.

O Globe chegou ao Brasil depois de um acordo de parceria entre a AEB e a NASA, o que garantiu ao Brasil o desenvolvimento do programa que ajuda a compreender a complexidade dos ecossistemas e do meio ambiente do planeta, por meio de estudo da atmosfera, hidrosfera, solos e fenologia.

Intercâmbio - De acordo com Marcia Mizuno da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, o intercâmbio é o prêmio pelo reconhecimento dos projetos e boas práticas de gestão escolar reconhecidos pela comunidade educacional brasileira. O programa Globe foi escolhido para participar da programação devido à proposta de aprender fazendo, característica comum ao Prêmio Gestão Escolar.

O diretor do Colégio Estadual Helena Kolody, em Sarandi (PR), Luciano Pereira dos Santos explicou que durante a semana de atividade nos EUA, os participantes irão visitar conselhos de educação, além de conhecer a dinâmica de escolas e acompanhar o funcionamento do sistema de educação do país. A oportunidade também possibilita a troca de experiências entre escolas brasileiras e americanas.

Grupo de diretores que irão participar do intercâmbio nos EUA.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários