Mundo MCTIC Apresenta Atividades Científicas aos Brasilienses

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (25/11) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), destacando que o Mundo MCTIC irá apresentará de 28/11 a 4/12, em Brasília, atividades científicas aos brasilienses, inclusive com um estande da Agencia no evento.,

Duda Falcão

Mundo MCTIC Apresenta Atividades
Científicas aos Brasilienses

Exposição organizada pelo MCTIC apresenta a ciência e a tecnologia produzidas
nos institutos de pesquisa. Evento será realizado de 28 de novembro a 4 de
dezembro e tem a participação das escolas públicas do Distrito Federal.

MCTIC
25/11/2016

Foto: MCTIC

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) apresenta o trabalho de seus institutos à população de Brasília na mostra Mundo MCTIC – Pesquisa e Desenvolvimento de Ponta no Brasil, de segunda-feira (28) a domingo (4), das 9h às 17h, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.

A mostra possui 25 estandes de agências, empresas estatais, organizações sociais e unidades de pesquisa do MCTIC, com atividades lúdicas, experimentos científicos, exibições de vídeos em terceira dimensão (3D), exposições tecnológicas e visitas virtuais.

Na quinta (1º) e sexta-feira (2), essa grande exposição científica ficará ainda mais interessante com o 4º Circuito de Ciências das escolas da rede pública, que a Secretaria de Educação do Distrito Federal promove. Na etapa final do circuito, serão apresentados 197 trabalhos classificados em fases locais das 14 coordenações regionais de ensino, com alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional.

Estandes - A Agência Espacial Brasileira (AEB) leva ao Mundo MCTIC o Veículo de Sondagem Booster 30 (VSB-30), foguete de 12 metros e mais de duas toneladas doado ao Planetário de Brasília. A AEB desenvolveu a tecnologia em cooperação com o Centro Aeroespacial Alemão (DLR). O estande inclui maquetes de satélites, um planetário inflável, trajes de astronauta para fotografias e o boneco Cosminho, mascote do Programa Espacial Brasileiro.

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) apresenta parte do material planejado para o Biênio da Matemática no Brasil, aprovado pelo Congresso Nacional pela realização da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), em 2017, e do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM), em 2018. Dentre as atividades, estão parábolas que mostram relações da natureza com a disciplina, indicação de páginas eletrônicas a estudantes interessados em se aprofundar, brincadeiras de lógica e quebra-cabeças.

Já o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) oferece ao público experimentos de realidade virtual desenvolvidos com laboratórios da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio). As simulações compreendem navegação dentro do útero durante a gravidez; visualização de robô da Petrobras em águas profundas; volta aérea pelo Cristo Redentor, escaneado em 3D por drones; e passeios de barco e bicicleta pelas praias cariocas, em dia de sol.

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) reedita uma exposição fotográfica sobre a biodiversidade de polinizadores, uma das atividades da mostra Ciência amigas das abelhas, presente na 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no Jardim Botânico de Brasília.

A exposição Banco de Abrolhos: Maior Complexo Coralíneo do Atlântico Sul, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), remete ao documentário homônimo, lançado durante a 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Porto Seguro (BA). O pesquisador Fernando Moraes, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), aborda a área marinha entre o sul da Bahia e o norte do Espírito Santo.

Haverá um estande institucional do MCTIC e espaços das secretarias de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec), de Política de Informática (Sepin), de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped), de Radiodifusão (SRAD) e de Telecomunicações (Setel).

Completam a mostra Mundo MCTIC trabalhos de divulgação científica do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), do Laboratório Nacional de Computação Cientifica (LNCC), do Museu de Astronomia e Ciência Afins (Mast), da Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A (Nuclep), do Observatório Nacional (ON) e da Telecomunicações Brasileiras S/A (Telebras).

Serviço:

Evento: Mundo MCTIC – Pesquisa e Desenvolvimento de Ponta no Brasil
Data: 28 de novembro a 4 de dezembro
Horário: 9h às 18h
Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade
Cidade: Brasília (DF)
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação do MCTIC
2033-7515 /imprensa@mctic.gov .br


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários