Exposição Mundo MCTIC Ajuda a Despertar o Interesse das Crianças e Jovens Pela Ciência

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (29/11) no site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), destacando que Exposição Mundo MCTIC ajuda a despertar o interesse das crianças e jovens pela Ciência.

Duda Falcão

NOTÍCIAS

Exposição Mundo MCTIC Ajuda a Despertar o
Interesse das Crianças e Jovens Pela Ciência

Por Ascom do MCTIC
Publicação: 29/11/2016 | 17:51
Última modificação: 29/11/2016 | 17:59

Crédito: Ascom/MCTIC
Estudante de Brasília veste traje de astronauta levado pela
Agência Espacial Brasileira para a mostra Mundo MCTIC.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações inaugurou nesta segunda-feira (28) a mostra Mundo MCTIC – Pesquisa e Desenvolvimento de Ponta no Brasil. O objetivo é despertar o interesse pela ciência de forma lúdica e mostrar como ela está presente no dia a dia, resume a pesquisadora Alice Ribeiro, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). A exposição fica aberta até domingo (4) das 9h às 17h, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília.]

No estande do MAST, os estudantes são desafiados em jogos matemáticos e apresentados a brincadeiras que enfocam conceitos científicos, como pressão e equilíbrio. Todo o material usado nestas brincadeiras é simples e de fácil acesso, como garrafas pets e rolhas de garrafa. "A gente faz questão de não disfarçar os materiais, não pintar, para que as pessoas percebam a simplicidade, para saber que podem reproduzir em casa ou na escola", explica a pesquisadora.

Já no espaço da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), os jovens aprendem como funcionam os vídeos em 3D e exploram alguns programas de realidade virtual. "Aqui eles conhecem um reator nuclear, o que é muito interessante, já que é impossível fazer uma visita real a um local desses", conta Eugênio Marins, do Instituto de Tecnologia Nuclear. Estão em exposição também programas para treinamentos e planejamento de segurança física, radiológica e nuclear.

A Agência Espacial Brasileira (AEB) apresenta maquetes de satélites e trajes de astronauta para fotografias. Além disso, os estudantes participam de uma experiência de 20 minutos em um planetário inflável, com vídeos sobre planetas, foquetes e a origem do espaço. O objetivo é, segundo o colaborador do programa AEB Escola, Lucas Ferreira, apresentar o tema de forma bastante atrativa. "Nós fazemos uma brincadeira com eles lá dentro do planetário e dizemos que estamos selecionando um astronauta, não apenas para eles se divertirem, mas para, quem sabe, despertar um interesse para esta área", conta.

A mostra Mundo MCTIC possui um total de 25 estandes de agências, empresas estatais, organizações sociais e unidades de pesquisa do MCTIC. A entrada é gratuita.


Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC)

Comentários