CLA Realiza Primeiro Lançamento da Operação Rio Verde

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (28/11) no site do “Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)” destacando que o centro lançará hoje (29/11) o primeiro dos dois lançamentos da “Operação Rio Verde”.

Duda Falcão

NOTÍCIAS

CLA Realiza Primeiro Lançamento
da Operação Rio Verde

Publicado: 28 Novembro 2016
Última atualização em 28 Novembro 2016



O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) lançará nesta terça-feira (29/11) mais um Foguete de Treinamento Básico (FTB), que foi desenvolvido pela indústria nacional, com a finalidade de manter a operacionalidade dos centros de lançamento brasileiros.

Esse será o 31º Foguete de Treinamento a ser lançado a partir de Alcântara e se encontra  previsto dentro das atividades da Operação Rio Verde, que vem acontecendo no CLA desde o dia 20 de novembro.

O principal objetivo desse lançamento é o  treinamento de toda a equipe envolvida, além de testar novos procedimentos e equipamentos.

Operação Rio Verde

O segundo lançamento dessa Operação levará ao espaço, por meio do veículo suborbital VSB-30  V11, oito experimentos de pesquisas da comunidade técnico-científica do País a bordo da carga-útil MICROG2, de forma a permitir a realização de ensaios em ambiente de microgravidade, o rastreio e o resgate no mar, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e utilizando o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) como Estação Remota.


Fonte: Site do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)

Comentários