Ciência, Tecnologia e Inovação é Pauta no VI Fórum de Pesquisa e Inovação do CBLI

Olá leitor!

Segue abaixo a nota oficial do “Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI)” postada hoje (16/11), sobre o VI Fórum de Pesquisa e Inovação do CBLI realizado recentemente.

Duda Falcão

Notícias

Ciência, Tecnologia e Inovação é Pauta no
VI Fórum de Pesquisa e Inovação do CBLI

CLBI
16/11/2016


No período de 7 a 9 de novembro de 2016, a Barreira do Inferno promoveu, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Centro Regional do Nordeste e o Instituto Kennedy, o VI Fórum de Pesquisa e Inovação do CLBI (VI FoPI).

Consolidado como ação estratégica, o Fórum, previsto no calendário administrativo do Centro, neste ano, abordou como tema central a Vocação Aeroespacial. O FoPI, planejado com a perspectiva de fortalecer a missão institucional relacionada à atividade de Pesquisa e Desenvolvimento, debateu e divulgou as atividades científico-tecnológicas, de pesquisa e de outros campos de atuação correlacionados com o tema central do evento.

O evento proporcionou oportunidades e excelentes momentos para debates de ideias e trocas de experiências entre os mais diversos profissionais, não só do setor aeroespacial ou da comunidade acadêmico-científica, como também daqueles que se identificam com as atividades espaciais e seus inúmeros desafios, sejam eles no campo educacional, científico, tecnológico e/ou da regulamentação jurídica.

Explorando os diversos campos do conhecimento, o tema Vocação Aeroespacial foi dividido em quatro eixos temáticos: Ciências Climáticas e Atmosféricas, Tecnologia Aeroespacial, Educação e Espaço, e Direito Aeroespacial.

O tema central do evento foi inspirado pela iminente inauguração do Centro Vocacional Tecnológico - Espacial (CVT-Espacial) nas instalações do Centro, fruto da parceria entre o CLBI e a Agência Espacial Brasileira (AEB). O CVT-Espacial terá como finalidade desenvolver e apoiar a disseminação da cultura espacial e científica no Brasil e despertar o interesse de futuros jovens profissionais para atividades de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico no setor aeroespacial.

Abrindo o ciclo de palestras, o Diretor de Transporte Espacial e Licenciamento da Agência Espacial Brasileira, Marco Antônio Vieira de Rezende, abordou e pautou como roteiro da apresentação os tópicos como razões político-estratégicas do Programa Espacial, economia espacial, investimentos, principais projetos em desenvolvimento, infraestrutura e os principais resultados e impactos das aplicações espaciais.

Neste Fórum, foram realizadas 5 Palestras Universais, 18 Sessões Técnicas, 17 Palestras Setoriais e 2 Mesas Redondas.

O Fórum foi planejado para que ocorrer em data coincidente com o calendário operacional a fim de possibilitar o lançamento do Foguete de Treinamento Básico como parte da programação.

Na avaliação do Coordenador Geral do FoPI, Coronel Aviador Sidney Miguel Lima, o evento alcançou as metas e objetivos propostos: “Foram três dias intensos em que a ciência, a tecnologia e a inovação foram o norte condutor dos debates e apresentações”. E acrescentou: “O evento proporcionou interação entre instituições e profissionais ligados à área, promovendo importante troca de experiências e ideias entre os participantes”.

Coroando o evento, a palestra do astronauta (e cosmonauta) Marcos Pontes, no Teatro Parnamirim, alinhada com o tema Vocação Aeroespacial, encerrou as atividades com a palestra: “A busca pelos sonhos de cada um. A busca pela vocação (aeroespacial)”.

O Diretor do CLBI, Coronel Aviador Paulo Junzo Hirasawa, em suas palavras de encerramento, agradeceu a disponibilidade do astronauta brasileiro e destacou a participação de todos nos diversos eventos do FoPI: “Foi um Fórum realizado por vocês, para vocês e em razão de vocês".



Fonte: Site do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) 

Comentários