Centro de Alcântara Lança 31º Foguete na Operação Rio Verde

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (29/11) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), destacando que foi lançado com sucesso no dia de ontem do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) mais um Foguete de Treinamento Básico (FTB).

Duda Falcão

Centro de Alcântara Lança 31º Foguete
na Operação Rio Verde

Coordenação de Comunicação Social – CCS
29/11/2016


O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou nesta terça-feira (29.11) o lançamento do 31º Foguete de Treinamento. A atividade prevista no cronograma da Operação Rio Verde tem por objetivo testar todos os meios e preparar as equipes envolvidas na campanha de lançamento, iniciada no último dia 20 de novembro em Alcântara, no Maranhão.

O lançamento da tarde desta terça-feira ocorreu com sucesso às 14h02 minutos, horário local, com duração total de voo de 2min43seg seguindo os parâmetros de trajetória previstos até a queda no oceano Atlântico, em sua área de impacto, a uma distância de 15 quilômetros do local de lançamento.

O foguete atingiu uma altitude máxima (apogeu) de 31,4 km. “O veículo lançado nesta terça-feira apresentou um excelente desempenho, seguindo conforme o perfil de trajetória previsto. A atividade foi de suma importância para treinarmos procedimentos e testar todos os equipamentos associados às operações, e que serão empregados no lançamento do foguete VSB-30 com a carga-útil MICROG2 a partir da próxima semana”, ressaltou o diretor do Centro de Lançamento, Cláudio Olany Alencar de Oliveira.

Operação Rio Verde – O segundo lançamento dessa Operação levará ao espaço, por meio do veículo suborbital VSB-30 V11, oito experimentos de pesquisas da comunidade técnico-científica do país a bordo da carga-útil MICROG2, de forma a permitir a realização de ensaios em ambiente de microgravidade, o rastreio e o resgate no mar, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), utilizando o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal (RN) como Estação Remota.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Bom leitor, com isso se encerra a 'primeira fase' da “Operação Rio Verde” e todos os servidores e pesquisadores estarão agora debruçados na realização da 'segunda fase' desta operação, ou seja, o lançamento do foguete VSB-30 da missão do "Programa Microgravidade" da nossa Agencia Espacial de Brinquedo (AEB).

Comentários