Brasil Firma Parceria Com Portugal Para Cooperação em Centro de Investigação

Olá leitor!

Segue abaixo mais uma matéria postada ontem (08/11) no site da “Agência Brasil” destacando a tal cooperação bilateral Brasil-Portugal para criação do Centro de Pesquisa Internacional dos Açores (Air Center).

Duda Falcão

INTERNACIONAL

Brasil Firma Parceria Com Portugal Para
Cooperação em Centro de Investigação

Por  Marieta Cazarré
Correspondente da Agência Brasil
Edição: Maria Claudia
08/11/2016 10h55

Brasil e Portugal farão, em abril de 2017, nos Açores, uma cúpula luso-brasileira para firmar cooperação bilateral na criação do Centro de Pesquisa Internacional dos Açores (Air Center, na sigla em inglês).

O Air Center será um grande centro internacional de investigação, instalado no arquipélago português. De acordo com o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor, a ideia é desenvolver o projeto em estreita colaboração com o Brasil e suas ilhas de Fernando de Noronha, São Pedro e São Paulo, e “criar uma nova plataforma entre todas as nações atlânticas, seja da África, da América ou da Europa."

O Brasil participará de uma rede de estações de tratamento de dados de satélite que vai incluir os Açores e Cabo Verde, cobrindo toda a região do Atlântico e o oeste do Mediterrâneo.

"Será criada uma nova rede de experimentação e de investigação por satélite que irá contar com a capacidade que o Brasil tem no setor espacial", afirmou o ministro da Ciência português.

Durante um encontro, por ocasião da Conferência de Chefes de Estado da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), em Brasília, na semana passada, Manuel Heitor e o seu homólogo brasileiro, Gilberto Kassab, se comprometeram a convidar outros países do Atlântico a participar do encontro nos Açores.

Heitor propôs ainda a Kassab a realização da 1º Semana de Ciência Brasil-Portugal, com lançamento planejado para junho, no Brasil. "Seria um evento de promoção da cooperação acadêmica e divulgação científica", afirmou.

Entre os objetivos do centro de investigação espacial está a cooperação nas áreas do ensino e dos negócios na região do Atlântico. A ideia é envolver no projeto, além de Portugal e Brasil, países como o Canadá, EUA, África do Sul, Angola, Marrocos e estados europeus.

De localização geográfica estratégica, o centro de pesquisa terá infraestrutura para abrigar uma base espacial, instalações para medição de radiação atmosférica e um departamento de oceanografia e pesca.

De acordo com a Aicep (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), o projeto quer atrair investimento estrangeiro para as áreas espacial, de energia, oceanos e clima.


Fonte: Site da Agência Brasil

Comentário: Bom leitor, neste momento eu gostaria de acreditar que haverá compromisso e seriedade suficiente do Governo TEMER para conduzir esta iniciativa da forma que os Portugueses esperam que o Brasil faça, ate porque os objetivos previstos  para este Centro de Pesquisa abre uma janela enorme de oportunidades para todo o Setor Espacial do país se for conduzido com compromisso e seriedade, mas sinceramente não acredito nisto. Na matéria acima, o ministro português afirmou que "Será criada uma nova rede de experimentação e de investigação por satélite que irá contar com a capacidade que o Brasil tem no setor espacial" e o Ministro Kassab ao lado do seu homólogo português se comprometeram a convidar outros países do Atlântico a participar do encontro nos Açores. Ora leitor, imagine você as inúmeras oportunidades que poderiam ser abertas para o Setor Espacial Brasileiro com a criação deste centro de pesquisas se já tivéssemos disponível um lançador de satélites como o VLS-1 ou VLM-1?????

Comentários