Astronautas Usam Plástico Brasileiro Feito de Cana em Estação Espacial

Olá leitor!

Trago agora para você uma curiosa notícia postada ontem (03/11) no site “G1” do globo.com, destacando que Astronautas estão usando plástico brasileiro feito de cana na Estação Espacial Internacional (ISS).

Duda Falcão

ECONOMIA

Astronautas Usam Plástico Brasileiro
Feito de Cana em Estação Espacial

Iniciativa é parceria entre a Braskem e uma fornecedora da Nasa.
Plástico é usado para produzir ferramentas por meio de impressão 3D

Do G1 em São Paulo
03/11/2016 - 16h22
Atualizado em 03/11/2016 - 18h25

(Foto: Divulgação)
Astronautas 'imprimem' peças de plástico no espaço.

Os astronautas que estão na Estação Espacial Internacional começaram a usar plástico brasileiro feito de  cana-de-açúcar, para criar ferramentas no espaço. A matéria-prima chegou ao espaço por meio de  uma parceria entre a Braskem, produtora de plásticos, e a Made in Space, uma empresa americana  que é fornecedora da NASA.

Os astronautas usam o plástico para construir peças diversas a partir de uma impressora 3D que opera em gravidade zero.  Por meio dessa tecnologia, a equipe de estação espacial pode receber um e-mail com o design digital das peças e imprimi-las no espaço.

Há mais de um ano, a Braskem e a Made in Space desenvolvem a tecnologia para uso no espaço. O primeiro lote de plásticos foi enviado à estação espacial em março em um foguete que partiu da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, nos Estados Unidos. A primeira peça com o material foi produzida em setembro - um conector de tubos para irrigação de vegetais.

(Foto: Divulgação)
Primeira peça produzida com plástico verde foi
um conector de tubos para irrigação.

Plástico Verde

O chamado “plástico verde” é feito a partir de um subproduto do etanol, combustível feito de cana de açúcar. O produto é exclusivo da Braskem e começou a ser fabricado em escala industrial em 2010 na unidade de Triunfo, no Rio Grande do Sul

A intenção da Braskem é usar a experiência no espaço para buscar novas aplicações para o seu produto, focadas especialmente na tecnologia de impressão 3D. “A tecnologia tem o potencial de impactar a cadeia do plástico, por meio da viabilização de novas aplicações e da personalização em massa feita com uma matéria-prima de fonte renovável”, afirma Gustavo Sergi, diretor de Químicos Renováveis da empresa.


Fonte: Site “G1” do globo.com – 03/11/2016

Comentário: Pois é leitor, mais uma fez fornecendo a matéria prima. Aproveitamos para agradecer ao leitor anônimo que nos enviou esta curiosa notícia.

Comentários