terça-feira, 1 de novembro de 2016

Agências Espaciais dos BRICS Assinam Acordo de Cooperação

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (31/10) no site “Sputnik News” destacando que as Agências Espaciais dos BRICS assinaram acordo de cooperação.

Duda Falcão

MUNDO

Agências Espaciais dos BRICS
Assinam Acordo de Cooperação

Sputnik News
31/10/2016 - 15:26

Foto: NASA

Representantes de agências espaciais dos países BRICS, reunidos em Zhuhai, na China, discutiram o desenvolvimento de um documento sobre a utilização conjunta de satélites de sensoriamento remoto da Terra e assinaram um protocolo de cooperação sobre exploração e uso pacífico do espaço.

"O documento desenvolvido por nós apresenta um mecanismo que irá facilitar a cooperação nas áreas da exploração espacial pacífica e conjunta do sistema de sensoriamento remoto da Terra”, informou o diretor geral da agência espacial russa Roscosmos, Igor Komarov. “Espero que nós consigamos terminar o trabalho em pouco tempo."

A reunião contou também com a presença do presidente da Agência Espacial Brasileira, José Raimundo Coelho, além dos líderes das agências espaciais da África do Sul e da China. A Roscosmos apoiou a iniciativa dos parceiros chineses de compartilhar o uso dos sistemas de satélite de sensoriamento remoto e de infraestrutura terrestre conexa no interesse dos países BRICS.

"A Rússia coopera ativamente com Brasil, Índia, China e África do Sul na área de exploração espacial”, continuou Komarov. “No entanto, hoje estamos dando um passo para o futuro. Estou convencido de que os esforços conjuntos sobre o uso de satélites de sensoriamento remoto pelos países BRICS vão servir para a gestão de desastres, proteção ambiental e desenvolvimento social e econômico sustentável dos nossos países.”

O sistema unificado de informação sobre distribuição territorial por sensoriamento remoto é composto por 13 grandes centros, que estão distribuídos em todo o território da Rússia – de Kaliningrado até Khabarovsk, incluindo a zona do Ártico (Murmansk e, futuramente, Dudinka e Anadyr). O novo sistema coordena o seu trabalho com naves espaciais de sensoriamento remoto nacionais. Ele irá planejar a filmagem, recepção e processamento de dados do complexo de aparatos espaciais.


Fonte: Site Sputniknews - http://br.sputniknews.com/

Comentário: Bom leitor, poderíamos aqui está comemorando está notícia, mas no que diz respeito ao Brasil ela não passa de pura fantasia. O Sr. Braga Coelho foi efetivamente passear na China, e fazer número neste evento do BRICS de forma irresponsável. A sua agencia de brinquedo que não passava de uma agencia de propaganda enganosa na era do PT, recentemente foi rebaixada pelo Governo TERMER, tornando-se assim ainda mais insignificante. Não obstante a incompetência deste senhor, é preciso dizer que no momento não há dentro do Governo qualquer interesse em conduzir um programa espacial com a seriedade e o comprometimento necessário. Se não houver uma mudança de postura do governo TEMER, este acordo se somará à aqueles que se arrastam há décadas ou então jamais será cumprido, e mesmo que fosse, sob a condução a curto e médio prazo do Sr. Braga Coelho, certamente seria um desastre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário