Agência Espacial Participa do VI Fórum de Pesquisa e Inovação no CLBI

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota da Agência Espacial Brasileira (AEB) postada hoje (18/11) no site da mesma, tendo como destaque o "VI Fórum de Pesquisa e Inovação" no CLBI.

Duda Falcão

Agência Espacial Participa do VI Fórum
de Pesquisa e Inovação no CLBI

Coordenação de Comunicação Social – CCS
18/11/2016

Fotos: CLBI

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno promoveu no período de 7 a 9 de novembro o VI Fórum de Pesquisa e Inovação (VI FOPI), planejado com o objetivo de fortalecer a missão institucional relacionada às atividades de pesquisa e desenvolvimento. Consolidado como ação estratégica, o Fórum apresentou como tema central a Vocação Aeroespacial. O evento também abordou atividades científico-tecnológicas e de pesquisa, correlacionando vários campos de atuação.

Com o objetivo de explorar os diversos campos do conhecimento, o tema Vocação Aeroespacial foi dividido em quatro eixos temáticos: Ciências Climáticas e Atmosféricas, Tecnologia Aeroespacial, Educação e Espaço, e Direito Aeroespacial. O evento foi realizado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Centro Regional do Nordeste e o Instituto Kennedy

Ao abrir o ciclo de palestras, o diretor de Transporte Espacial e Licenciamento, Marco Antônio Vieira de Rezende, representando o Presidente da AEB José Raimundo Braga Coelho, abordou as razões político-estratégicas do Programa Espacial, economia espacial, investimentos, principais projetos em desenvolvimento, infraestrutura e os resultados e impactos das aplicações espaciais. Também foi apresentado o CVT-Espacial, projeto da Agência Espacial Brasileira.

CVT – Espacial – O tema central do debate foi inspirado na iminente inauguração do Centro Vocacional Tecnológico – Espacial (CVT-Espacial) nas instalações da Barreira do Inferno, fruto de uma parceria entre o Centro e a Agência Espacial Brasileira (AEB). O CVT-Espacial terá como finalidade desenvolver e apoiar a disseminação da cultura espacial e científica no Brasil e despertar o interesse de futuros jovens profissionais para atividades de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico no setor aeroespacial.

O Fórum foi planejado para acontecer em data coincidente com o calendário operacional a fim de possibilitar o lançamento do Foguete de Treinamento Básico como parte da programação.

O encontro proporcionou oportunidades e excelentes momentos para debates de ideias e trocas de experiências entre os mais diversos profissionais, não apenas do setor aeroespacial ou da comunidade acadêmico-científica, como também daqueles que se identificam com as atividades espaciais e seus inúmeros desafios, sejam eles no campo educacional, científico, tecnológico e/ou da regulamentação jurídica.

Na avaliação do coordenador-geral do FOPI, Coronel Aviador Sidney Miguel Lima, o Fórum alcançou as metas e objetivos propostos: “Foram três dias intensos em que a ciência, a tecnologia e a inovação foram condutoras dos debates e apresentações”. Ele acrescentou ainda: “O encontro proporcionou interação entre instituições e profissionais ligados à área, promovendo importante troca de experiências e ideias entre os participantes”.

A palestra “A busca pelos sonhos de cada um – A busca pela Vocação (aeroespacial) ”, proferida pelo cosmonauta Marcos Pontes, alinhada ao tema Vocação Aeroespacial, encerrou as atividades.

O diretor do CLBI, Paulo Junzo Hirasawa, agradeceu a disponibilidade do astronauta brasileiro e destacou a participação de todos nos diversos eventos do FOPI: “Foi um Fórum realizado por vocês, para vocês e em razão de vocês”.



Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Tinha esperança de que o CVT Espacial viesse a ser inaugurado durante a realização deste Fórum, mas não foi o que aconteceu. Enfim...

Comentários