quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Vencedor do Prêmio Nobel de Física de 2016 Mantém Colaboração em Pesquisa no INPE

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (04/10) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que o vencedor do Prêmio Nobel de Física de 2016 mantém colaboração em pesquisa no instituto.

Duda Falcão

Vencedor do Prêmio Nobel de Física
Mantém Colaboração em Pesquisa no INPE

Terça-feira, 04 de Outubro de 2016

John Michael Kosterlitz, um dos três ganhadores do Prêmio Nobel de Física de 2016, anunciado nesta terça-feira (4/10) pela Academia Real Sueca de Ciências, colabora há vários anos em estudos sobre supercondutividade e transições de fase em superfícies no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

"Atualmente nossa colaboração é na pesquisa teórica sobre dinâmica e defeitos topológicos em meios periódicos. O foco principal está em fenômenos que ocorrem principalmente em filmes finos supercondutores e superfícies cristalinas, onde a existência de competição entre elasticidade, periodicidade do meio ordenado e força externa permite a formação de defeitos topológicos que determinam tanto a dinâmica como as transições de fase do sistema físico", explica Enzo Granato, pesquisador do Laboratório Associado de Sensores e Materiais (LAS) do INPE.

"Em supercondutores, por exemplo, vórtices são os defeitos topológicos mais relevantes que determinam o comportamento resistivo e magnético do sistema. Em redes cristalinas, defeitos topológicos na forma de deslocações determinam a maioria das propriedades plásticas", completa Granato, que foi orientado Kosterlitz em seu doutorado em Física na Brown University, nos Estados Unidos.

A última visita do ganhador do Nobel ao INPE aconteceu entre 25 de maio e 27 de junho deste ano.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentário: Bom, muito bom mesmo saber que o INPE está envolvido em pesquisa de ponta nesta área. Porém gostaria de perguntar aos inteanos quando o INPE fará um Prêmio NOBEL???

Nenhum comentário:

Postar um comentário