Supercomputador do LNCC Será Aberto ao Público Durante Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Olá leitor!

Segue agora uma nota postada hoje (06/10) no site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), destacando que Supercomputador do no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) será aberto ao público durante Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Duda Falcão

NOTÍCIAS

Supercomputador do LNCC Será Aberto
ao Público Durante Semana Nacional
de Ciência e Tecnologia

Instalada no Laboratório Nacional de Computação Científica em Petrópolis (RJ),
o supercomputador Santos Dumont tem capacidade para realizar 1 quatrilhão
de operações matemáticas por segundo. LNCC também oferece oficina sobre o
Sistema de Acompanhamento Holístico de Atletas, usado nos Jogos Olímpicos
do Rio de Janeiro para melhorar a performance dos esportistas.

Por Ascom do MCTIC
Publicação: 06/10/2016 | 09:00
Última modificação: 06/10/2016 | 14:50

Crédito: Ascom/MCTIC
Instalado no LNCC, supercomputador é formado por dois
contêineres unificados, cujo telhado remete ao chapéu
panamá do aviador Santos Dumont.

O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) abre visitação ao interior do supercomputador Santos Dumont durante a 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), de 17 a 22 de outubro. A unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) centraliza as atividades da SNCT em Petrópolis (RJ), com exposições, oficinas, palestras, peças teatrais e torneios esportivos.

Com capacidade de realizar mais de 1 quatrilhão de operações matemáticas por segundo, o supercomputador é formado por dois contêineres unificados, cujo telhado remete ao chapéu-panamá do aviador. Em seu interior, em uma parede, se lê a frase "O homem há de voar", atribuída ao inventor. As visitas se destinam a universitários, que devem se inscrever pelo telefone (24) 2233 6025.

Diariamente, das 9h às 17h, além da visitação ao Santos Dumont, o LNCC oferece uma oficina do Sistema de Acompanhamento Holístico de Atletas (Saha), ferramenta responsável por cruzar dados de diversas áreas do conhecimento em busca de melhorar performances esportivas, presente nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O público da SNCT pode realizar teste de frequência cardíaca e comparar seu rendimento ao de esportistas profissionais.

Ao longo da semana, o LNCC também faz exposições sobre abandono de cães e gatos, alimentação saudável, metarreciclagem (reaproveitamento de peças eletroeletrônica) e plantas medicinais, com doação de mudas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O museu itinerante Ciência Móvel, instalado em um caminhão, ficará estacionado todos os dias na sede da unidade de pesquisa.

O tema da Semana Nacional – "Ciência alimentando o Brasil" – se alinha à decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas de proclamar 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas. Diante da escolha, o LNCC organiza apresentações de projetos e palestras sobre alimentação saudável e qualidade de vida, atenção básica à saúde, cultura alimentar, gastronomia sustentável, guias nutricionais e reciclagem da casca de coco verde. O grupo teatral Cochicho na Coxia encena a peça "Alice no país das calorias".

A abertura da SNCT em Petrópolis está marcada para segunda-feira (17), às 9h, com apresentação de banda e coral, no LNCC. Há previsão de atividades, ainda, no campus do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), no Centro de Educação Profissional em Tecnologia da Informação (CPTI), na Fiocruz, na Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP) e no Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro – Casa de Cultura Cocco Barçante.

Mais detalhes da programação estão disponíveis no portal do LNCC.

A SNCT ocorre em todo o Brasil, sempre no mês de outubro, desde 2004, sob a coordenação do MCTIC. A Semana busca mobilizar a comunidade científica e estudantil, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T), ao valorizar criatividade, atitude científica e inovação; chamar atenção da sociedade para a relevância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país; e contribuir para que a população possa conhecer e discutir pesquisas e suas aplicações.


Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC)

Comentários