Segundo ON Chuva de Meteoros Taurids Poderá Ser Observada nos Dias 05 e 06 de Novembro

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (26/10) no site do “Observatório Nacional (ON)” destacando que segundo o ON Chuva de Meteoros Taurids poderá ser observada nos dias 05 e 06 de novembro.

Duda Falcão

Notícias

Chuva de Meteoros Taurids Poderá Ser
Observada nos Dias 05 e 06 de Novembro

26/10/2016

Entre os dias 5 e 6 de novembro, será possível observar a chuva de meteoros Taurids, ocasionadas pelos restos do cometa Encke. Acredita-se que Encke seja parte de um cometa muito maior, que se quebrou em vários pedaços ao longo dos últimos 30 mil anos. Este será fenômeno pouco brilhante e acredita-se estar em extinção, pois a taxa é de 7 meteoros/hora.

De acordo com Carlos Veiga, pesquisador e chefe da Divisão de Atividades Educacionais do Observatório Nacional, os astrônomos calculam quando o nosso planeta cruzará o plano da órbita de cada cometa conhecido, fazendo assim a previsão da data e hora que acontecerá o fenômeno. No entanto, esse cálculo é aproximado. "Devido a essa imprecisão matemática, os astrônomos tomam como referência a constelação que está no plano de fundo por onde passou o cometa. Com isso pode-se dizer que "aparentemente" a chuva está vindo daquela constelação, fenômeno chamado de Radiante - ponto no céu a partir do qual uma chuva de meteoros parece estar vindo", diz.

Os meteoros são pequenos corpos celestes que se deslocam no espaço e entram na atmosfera da Terra, queimando parcial ou totalmente devido ao atrito com a atmosfera terrestre e ao contato com o oxigênio. Este fenômeno deixa um risco luminoso no céu, que é popularmente chamado de "estrela cadente".


Fonte: Site do Observatório Nacional (ON)

Comentários