Plataforma E2T da AEB é Tema de Palestra na SNCT em Cuiabá-MT

Olá leitor!

Segue abaixo mais uma nota esta postada hoje (20/10) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), destacando que a Plataforma Educacional e Tecnológica (E2T) da agencia foi Tema de palestra na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Cuiabá (MT).

Duda Falcão

Plataforma E2T é Tema de
Palestra na Semana Nacional

Coordenação de Comunicação Social – CCS
20/10/2016


A 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Cuiabá (MT), contou em sua programação com a palestra, proferida pelo diretor de Satélites Aplicações de Desenvolvimento da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Gurgel, que abordou as ações e diretrizes da Plataforma Educacional e Tecnológica da AEB.

A plataforma E2T cumpre as políticas previstas no Plano Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) e tem como foco principal a educação, o desenvolvimento tecnológico e a formação de recursos humanos para o setor espacial brasileiro.

O diretor da área de satélites, Carlos Gurgel, apresentou os projetos das universidades e de outras instituições que exercem o ensino e executa atividades aeroespaciais no país. Os programas e iniciativas da Agência direcionadas para atuação na área de educação continuada também foram temas abordados pelo engenheiro.

Além da palestra, a AEB participou da SNCT desenvolvendo ações conjuntas com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), como distribuição da cartilha Colorindo e Aprendendo, dobraduras do Satélite de Coleta de Dados (SCD), Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (Cbers), Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), do Nanossatélite Serpens e do Rover – carrinho robótico.

Com o tema “Ciência alimentando o Brasil”, a SNCT acontece em todo o país até domingo (23.10) e tem como objetivo aproximar a população da ciência e da tecnologia e realizar atividades de divulgação científica. Em Cuiabá as atividades acontecem até 22h do dia 21 de outubro. A partir de 19h desta quinta-feira (21.10) será realizada a 8ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI), que reúne os melhores trabalhos apresentados nas Feiras de Ciências Escolares municipais.

No Palco Show, da Arena Pantanal, às 20h, o público poderá participar e interagir com o Ciência e Show, um grupo de cientistas que apresenta diversas experiências científicas fundamentadas em bases pedagógicas com muito bom humor.

Acesse a programação completa da SNCT em Cuiabá no endereço: http://www.secitec.mt.gov.br/download.php?id=307577


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários