sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Operação Falcão I / 2016

DESCRIÇÃO DA CAMPANHA

Data do início da campanha:  10/10/2016
Operação: Operação Falcão I / 2016
Foguete:  Foguete de Treinamento Básico (FTB)
Numero do vôo do foguete: 34
Data de lançamento: 14/10/2016
Horário: 11h45min (horário local)
Local:  Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)
Apogeu do vôo:  31km
Alcance: 18km de distância do local de lançamento
Tempo de vôo: 2min45s
Objetivo:  Teve como objetivo o treinamento operacional das equipes e meios de apoio, preparação, lançamento e rastreio de foguetes, e ainda, a obtenção de dados para a qualificação e certificação deste foguete.
Resultado:  Lançamento bem sucedido

Experimentos Embarcados:

- Não houve

Instituições Envolvidas:

AEB - Agência Espacial Brasileira
DCTA - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial
CLBI - Centro de Lançamento da Barreira do Inferno - Natal-RN
CLA - Centro de Lançamento de Alcântara - Alcântara-MA
IFI - Instituto de Fomento e Coordenação Industrial
AVIBRÁS - Avibrás Indústria Aeroespacial S/A
MB - Marinha do Brasil
DECEA - Departamento de Controle do Espaço Aéreo

Lançamento do Foguete FTB
Operação Falcão I / 2016 – 14/10/2016

Foi realizado na manhã do dia 14/10 com sucesso do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) o lançamento de um Foguete de Treinamento Básico (FTB), como parte integrante das atividades da Operação Falcão I/ 2016.

Esta operação iniciada no dia (10/10) teve por finalidade o treinamento operacional das equipes e dos meios de apoio, preparação, lançamento e rastreio de foguetes, e ainda, a obtenção de dados para a qualificação e certificação deste foguete.

O lançamento do FTB ocorreu às 11h45min (horário local) e envolveu mais de 100 militares e servidores do CLA, CLBI, do IFI, do DECEA, da Marinha e da empresa Avibrás, empresa esta responsável pelo desenvolvimento do foguete.

A trajetória do veículo seguiu conforme previsto, e o FTB voou por 2min45s até a queda no Oceano Atlântico a 18km de distância do local de lançamento. O veículo atingiu um apogeu (altitude máxima) de 31km em pouco mais de um minuto após o lançamento.

Vale dizer que outro objetivo importante para lançamento deste foguete foi atender aos requisitos de recebimento do Lançador Móvel, proveniente do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), visando assim qualificá-lo para as atividades operacionais do CLA.

“O lançamento de hoje foi fundamental para atestarmos a eficiência do trabalho de quase um ano, dedicado à recuperação e operacionalidade de todos os sistemas do CLA, além de treinarmos as equipes, testarmos procedimentos e verificarmos todos nossos meios visando à realização de operações com veículos de maior porte, a exemplo do foguete VSB-30, previsto dentro das atividades da Operação Rio Verde”, afirmou o Coronel Aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira, Diretor do CLA.

Este foi o 34º Foguete de Treinamento Básico (FTB) a ser lançado do Território Brasileiro como parte do Projeto Foguete de Treinamento (FOGTREIN), que desde 2009 tem mantido equipes e meios operacionais nos centros de lançamento de Alcântara (CLA) e da Barreira do Inferno (CLBI), localizados no Maranhão e no Rio Grande do Norte, respectivamente.

VÍDEO:


FOTOS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário