MCTI Envia Servidores do INPE Para Instalar Sistema de Magnetômetro em Universidade Argentina

Olá leitor!

Diário Oficial da União (DOU) do dia (06/10) publicou dois despachos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), autorizando dois servidores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) a viajarem para São Miguel de Tucumán, na Argentina, a fim de participar da instalação de um sistema de magnetômetro na Facultad de Ciencias Exactas y Tecnología da Universidade Nacional de Tucumán. Abaixo segue o despacho como publicados no DOU.

“Ministério da Ciência, Tecnologia,
Inovações e Comunicações

GABINETE DO MINISTRO

DESPACHOS DO MINISTRO
Em 5 de outubro de 2016

Afastamentos do País autorizados na forma do Decreto nº 1.387, de 07 de fevereiro de 1995:

CLEZIO MARCOS DE NARDIN, Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, para participar da instalação do sistema de magnetômetro na Facultad de Ciencias Exactas y Tecnología da Universidade Nacional de Tucumán, em São Miguel de Tucumán/Argentina, de 09/10/2016 a 21/10/2016, trânsito incluído, com ônus para o INPE. Art. 1º, inciso V.

WAGNER SARJOB COURA BORGES, Técnico do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, para participar da instalação do sistema de magnetômetro na Facultad de Ciencias Exactas y Tecnología da Universidade Nacional de Tucumán, em São Miguel de Tucumán/Argentina, de 09/10/2016 a 16/10/2016, trânsito incluído, com ônus para o INPE. Art. 1º, inciso V.

GILBERTO KASSAB
Ministro de Estado”

Bom pelo que pude apurar leitor este magnetômetro foi desenvolvido ou cedido a esta universidade argentina através de um acordo com o INPE tendo como responsável do projeto o pesquisador Clezio Marcos de Nardin (INPE) e os pesquisadores Miguel Ángel Cabrera, Miranda Bonomi, Ise, Cangemi pelo lado argentino.

Constituiu assim mais uma cooperação espacial/astronômica entre os dois países, além do projeto do Satélite SABIA-Mar (uma novela interminável), o de um subsistema do Satélite Brasileiro Amazônia-1 (já entregue pela INVAP argentina), a da operação conjunta de uma missão com foguete de sondagem (“Operação Angicos” realizada em 2007) e algumas iniciativas na área de construção de infraestrutura astronômicas.

Duda Falcão


Fonte: Diário Oficial da União (DOU) - Seção 2 - pág. 05 - 06/10/2016

Comentários