Jovens Brasileiros Conquistam Medalhas de Ouro e Prata em Olimpíada Ibero-Americana de Matemática

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (11/10) no site “Sputnik News” destacando que Jovens Brasileiros ganharam Medalha de Ouro e Prata na "31ª Olimpíada Ibero-Americana de Matemática".

Duda Falcão

NOTÍCIAS

Jovens Brasileiros Ganham
o Ouro da Matemática

Sputnik News
11/10/2016 - 20:38
Atualizado 11/10/2016 – 20:56

Foto: Divulgação

A 31.ª Olimpíada Ibero-Americana de Matemática, realizada em Antofagasta, no Chile, foi vencida por três estudantes brasileiros: Pedro Henrique Sacramento de Oliveira, Andrey Jhen Shan Chen e João César Campos Vargas, todos medalhistas de ouro. E outro brasileiro ganhou a prata: George Lucas Diniz Alencar.

Pedro Henrique Sacramento de Oliveira, 17 anos, é bicampeão da competição. A primeira vitória aconteceu em 2015, e em 2016 ele obteve a segunda conquista. Além disso, Pedro Henrique, Andrey Jhen Shan Chen e um estudante argentino foram os três únicos participantes da competição deste ano que atingiram o Ouro 42. Trata-se de uma distinção concedida aos participantes que vencem todas as provas. As provas consistem na resolução de seis problemas, cada um valendo sete pontos: 6 x 7 = 42.

A 31.ª Olimpíada reuniu 86 alunos de 22 países. A equipe brasileira contou com quatro estudantes.

Em entrevista exclusiva à Sputnik, o bicampeão olímpico Pedro Henrique explicou como os estudantes se preparam para a competição:

"Tudo começa no ensino fundamental. No meu caso, comecei menino, participando de várias edições da OBM – Olimpíada Brasileira de Matemática. Depois, já no ensino médio, passei a me dedicar ainda mais ao estudo da Matemática. E então veio a indicação para que participássemos da Olimpíada Ibero-Americana. Para esta competição, temos várias aulas, cursos e oportunidades de ensino em várias cidades, por meio de cursos gratuitos."

Pedro Henrique conclui o ensino médio este ano no Colégio Etapa, em São Paulo, e antes, em novembro, deverá prestar as provas do ENEM. Sua próxima meta é estudar Informática nos Estados Unidos, embora os planos ainda não estejam totalmente definidos.

Pedro conta ainda que até cogitou estudar no IMPA (Instituto de Matemática Pura Aplicada), no Rio de Janeiro. Mas frisa que, neste momento, está mais inclinado mesmo a estudar Informática nos Estados Unidos do que Matemática no Brasil:

"Sempre gostei muito de Informática e de Tecnologia da Informação. E com a base de aprendizado que tenho da Matemática poderei me aperfeiçoar muito em Computação."


Fonte: Site Sputniknews - http://br.sputniknews.com/

Comentário: Parabéns aos jovens brasileiros, isto demonstra que temos talentos também na Matemática e só precisamos conduzi-los com seriedade. O Blog aproveita para agradecer ao leitor que enviou esta notícia de forma anônima. 

Comentários