INPE Vai Mostrar Importância das Atividades Espaciais Para a Produção de Alimentos na SNCT

Olá leitor!

Segue agora uma nota postada ontem (10/10) no site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), destacando que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) vai mostrar importância das atividades espaciais para a produção de alimentos na SNCT.

Duda Falcão

NOTÍCIAS

INPE Vai Mostrar Importância das
Atividades Espaciais Para a Produção
de Alimentos na SNCT

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais vai oferecer palestras sobre a oferta de
produtos e serviços meteorológicos e a distribuição gratuita de imagens de satélites.
Ações acontecerão em São José dos Campos (SP) e em Jacareí (SP). "Queremos
mostrar que o conhecimento que nós produzimos é benéfico para toda a sociedade",
diz a responsável pela programação, Márcia Alvarenga.

Por Ascom do MCTIC
Publicação: 10/10/2016 | 17:09
Última modificação: 10/10/2016 | 19:03

Crédito: INPE
Observação dos astros também está na
programação do INPE durante a SNCT.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) – vai mostrar a importância das atividades espaciais para a produção de alimentos durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). As ações acontecem de segunda (17) a sexta-feira (21) e também no domingo (23).

"Nossos serviços meteorológicos são largamente utilizados por produtores rurais. Com esses dados, eles podem planejar suas plantações. Esse é um serviço muito importante para a agricultura. Queremos mostrar que o conhecimento que nós produzimos é benéfico para toda a sociedade", afirmou a responsável pela SNCT, Márcia Alvarenga.

A programa inclui um debate sobre a distribuição gratuita de imanes produzidas pelos satélites operados pelo INPE na segunda-feira (17), às 15h. "Nós disponibilizamos essas imagens gratuitamente. Elas podem ser utilizadas em várias frentes, como auxiliar na produção de alimentos por meio de fotografias que mostram a topografia de uma área de plantio. Também podem ser usadas na prevenção de desastres naturais e preservação ambiental. São muitas aplicações importantes para a sociedade como um todo", explicou.

Outras Atividades

O acesso aos produtos e serviços meteorológicos será tema de palestra às 15h de terça-feira (18). A apresentação vai abordar as ferramentas que colocam o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) no estado da arte em desenvolvimento de previsões de tempo e clima. Também serão oferecidos materiais educacionais desenvolvidos pela unidade.

Na sexta-feira (21), será oferecida uma oficina de cubesats – satélites miniaturizados com tamanho aproximado de dez centímetros – a alunos do ensino fundamental. Entre 9h e 11h, os estudantes vão conhecer o funcionamento destes equipamentos e também vão aprender a montar alguns circuitos simples, como sensores, atuadores e eletrônica embarcada. As vagas são limitadas a 30 pessoas.

Durante todo o período da Semana, ficará aberta a exposição "CBERS: Acessar o espaço para cuidar da Terra" – no domingo, o espaço funcionará das 9h às 12h. Na segunda (17), na terça (18) e na quinta-feira (20), telescópios portáteis serão disponibilizados para que os visitantes observem os astros.

As atividades são abertas ao público e acontecerão na sede do INPE, no Centro da Juventude e no Parque Vicentina Aranha – todos em São José dos Campos (SP) – e no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), em Jacareí (SP), cidade vizinha. O conteúdo das palestras será ministrado por servidores do instituto.

Clique aqui para acessar a programação completa. 

A SNCT ocorre em todo o Brasil, sempre no mês de outubro, desde 2004, sob a coordenação do MCTIC. O tema deste ano é "Ciência alimentando o Brasil". A Semana busca mobilizar a comunidade científica e estudantil, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T), ao valorizar criatividade, atitude científica e inovação; chamar atenção da sociedade para a relevância da ciência e da tecnologia para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país; e contribuir para que a população possa conhecer e discutir pesquisas e suas aplicações.


Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC)

Comentário: Muito interessante à programação do INPE para essa SNCT. Olha aí galera, vale a pena dar uma conferida.

Comentários