INPE Expõe Imagens do Satélite CBERS na SNCT

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (13/10) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que o instituto irá expor imagens do Satélite CBERS na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Duda Falcão

INPE Expõe Imagens do
Satélite CBERS na SNCT

Quinta-feira, 13 de Outubro de 2016

São José dos Campos vista do espaço é uma das atrações da “Exposição CBERS - Acessar o espaço para cuidar da Terra” promovida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

A mostra estará no Parque Vicentina Aranha (Pavilhão Marina Crespi - Espaço Ciência no Parque), em São José dos Campos, de segunda (17) a sexta-feira (21), das 9h30 às 11h30 e das 15h às 18h, e no domingo (23) das 9h às 12h.

Além da cidade do Vale do Paraíba, a exposição terá imagens de capitais brasileiras obtidas pelo CBERS, programa realizado em parceria com a China para desenvolver e construir satélites.

programa CBERS, iniciado em 1988, já produziu cinco satélites e atualmente está em construção o CBERS-4A, que tem lançamento previsto para 2018. No Brasil, o desenvolvimento do programa CBERS cabe ao INPE.

As imagens geradas pelos satélites CBERS são utilizadas em programas de monitoramento do desmatamento na Amazônia, bem como em aplicações voltadas para a vegetação, a agricultura, o meio ambiente, o gerenciamento hídrico, a cartografia, a geologia, o gerenciamento de desastres naturais e a educação sobre temas ambientais.

Assim como todas as atividades promovidas pelo INPE durante a SNCT, a “Exposição CBERS -Acessar o espaço para cuidar da Terra” tem entrada gratuita.

De 17 a 21 de outubro, também haverá oficinas temáticas, palestras e observação dos astros, entre outros eventos, no próprio INPE, no Parque Vicentina Aranha e no Centro da Juventude de São José dos Campos.

O objetivo principal da SNCT, realizada em todo o Brasil sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), é popularizar a ciência e mostrar a relevância da tecnologia e inovação para o desenvolvimento do País.

No hotsite "INPE na SNCT 2016" está disponível a programação completa dos eventos locais. Confira: http://www.inpe.br/snct2016/snct.php

Imagem de São José dos Campos registrada pelo
satélite sino-brasileiro CBERS-4.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários