GeoPantanal Apresenta Estudos e Novas Tecnologias

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (21/10) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que o “6º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal (GeoPantanal)” apresentará estudos e novas tecnologias.

Duda Falcão

GeoPantanal Apresenta Estudos
e Novas Tecnologias 

Sexta-feira, 21 de Outubro de 2016

Com cursos, mesas-redondas, palestras e exposições de trabalhos técnicos voltados ao estudo e à preservação do bioma pantaneiro, o 6º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal – GeoPantanal acontece de 22 a 26 de outubro em Cuiabá (MT).

A organização do simpósio, que ocorre a cada dois anos, é fruto da parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a Embrapa Informática Agropecuária e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Conta, ainda, com a colaboração da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

Neste ano, o evento ocorre nas dependências do IFMT e no Hotel Deville Prime. A abertura do simpósio será em 23 de outubro, com apresentação da Associação Cultural Flor Ribeirinha e a palestra "10 anos de GeoPantanal: retrospectiva e desafios", ministrada pelo pesquisador João dos Santos Vila da Silva, da Embrapa Informática Agropecuária. As apresentações de trabalhos técnicos serão realizadas de 24 a 26 de outubro, assim como as palestras e mesas-redondas.

Foram submetidos ao 6º GeoPantanal 150 artigos, que passaram pela avaliação do comitê técnico-científico do simpósio e 100 deles serão expostos na forma de sessões orais ou pôsteres. Os trabalhos abrangem as áreas da geologia, meteorologia, cartografia, turismo, fauna e vegetação, educação ambiental, entre outras.

Ao todo, o evento terá treze palestras com temas que vão desde o uso de vants (veículos aéreos não tripulados) até o zoneamento socioeconômico-ecológico, passando por agricultura de precisão e monitoramento ambiental. Nas mesas-redondas, vão ser apresentadas séries temporais de dados de sensoriamento remoto e a realidade e desafios da incorporação das geotecnologias no ensino e na pesquisa.

Já os cursos, a serem oferecidos em 22 e 23 de outubro, abordarão "Aplicações do sistema GNSS na execução dos cadastros rural e ambiental", "Análise de imagens orientada a objetos (Geobia)", "TerraHidro e TerraAPP: ferramentas para Gerenciamento de Recursos Hídricos e Áreas de Proteção Permanente", "Sensoriamento remoto por aeronaves remotamente pilotadas (RPAs, VANTs, UAVs): desafios e potencialidades" e "Análise espacial de dados geográficos".

Haverá uma cerimônia em 26 de outubro para encerrar a programação. A organização do simpósio vai divulgar os artigos selecionados para submissão na Revista Geografia, além de premiar os melhores artigos nas categorias estudante de graduação e estudante de pós-graduação ou profissional. 

A programação completa e informações sobre inscrições estão disponíveis no site www.geopantanal.cnptia.embrapa.br/


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários