Encontro na Bahia Discute Criação de Grupo de Fogueteiros em Instituição do SENAI

Olá leitor!

Apesar de está extremamente decepcionado com os rumos do nosso “Patinho Feio”, ou melhor, a falta de rumo, de visão, de gestão adequada, de seriedade e de comprometimento governamental, como cidadão brasileiro não me furto de tentar ajudar no que posso, e muitas vezes sou surpreendido por oportunidades surgidas de onde menos se espera. Já dizia aos mais observadores Geraldo Vandré no final dos anos 60 do século passado, “Vem vamos embora, que esperar não é saber, quem sabe, faz a hora, não espera acontecer”, mas como tem gente esperando neste Brasil, rsrsrsrs

Com o crescimento do Espaçomodelismo e do Foguetemodelismo dentro das universidades e centros técnicos educacionais do país, eu e o Sr. Carlos Cássio Oliveira (presidente do Centro Experimental de Foguetes Aeroespaciais da Bahia, o CEFAB) sentíamos a falta de ações nesta área dentro de nosso estado, enquanto boas iniciativas surgiam em universidades de outros estados do Nordeste, como a Paraíba, o Rio Grande do Norte, o Ceará e o Maranhão.

Porém, como disse no inicio deste artigo á vida está sempre nos surpreendendo cabendo a você observar e aproveitar as oportunidades que a mesma lhe apresenta, e foi assim que semanas atrás quando participava de um pedal com um grupo de ciclistas de um condomínio fechado aqui de Salvador, conheci um professor do SENAI CIMATEC que se interessou muito pelo assunto, interesse este que resultou num histórico e promissor encontro realizado ontem no restaurante do mesmo condomínio.

Foto: Jornal A TARDE
SENAI - CIMATEC de Salvador-BA.

Este primeiro encontro que contou com a minha presença, a do presidente Cássio e do Prof. Assistente Antônio Carlos Souza Junior foi realizado com grande entusiasmo e cordialidade ficando definido que o assunto seria levado pelo mesmo a direção deste Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (CIMATEC) do SENAI, que foi inaugurado em 2002 aqui em Salvador, e que vem se destacando como um importante suporte para a formação de profissionais qualificados para atuar em processos industriais automatizados, com alcance em áreas de ponta.

No encontro de ontem as discussões giraram não só na possibilidade de criação de um Grupo de Fogueteiros nesta instituição baiana, bem como de iniciativas na área de CanSats e Cubesats, já que como na área de foguetes esta área de pequenos satélites envolve a participação de alunos de diversas engenharias, algo muito interessante para qualquer instituição de ensino comprometida com a educação de qualidade.

Para completar, o Prof. Antônio Carlos nos informou que o assunto já havia sido inicialmente abordado por ele com um dos professores do Departamento de Mecânica do CIMATEC, o qual demonstrou grande interesse, e só não compareceu ao encontro de ontem por ter o seu horário já comprometido.

Aproveitamos para agradecer o interesse, a presença e a cordialidade como eu e o presidente Cássio fomos recebido pelo Prof. Antônio Carlos Souza Junior do CIMATEC, e desde já o Blog BRAZILIAN SPACE e o CEFAB nos colocamos a inteira disposição desta instituição educacional baiana para que possamos juntos colocar em prática os objetivos discutidos e assim contribuir cada vez mais para uma melhor formação de nosso jovens, bem como levar a bandeira de nosso estado cada vez mais alto (pra cima e avante). Abaixo segue algumas fotos do encontro.

Duda Falcão

O Prof. Antônio Carlos e o presidente Cássio conversam
animadamente durante o encontro.
O Pres. Cassio mostra o Prof. Antônio Carlos a montagem da
base de lançamento de foguetes desenvolvida pelo CEFAB.
O Pres. Cassio apresenta uma mostra de propelente
composite para foguetes ao Prof. Antônio Carlos.
Um intruso pousando ao lado do Pres. Cassio
e do Prof. Antâonio Carlos.

Comentários