Cresce Número de Mulheres no Vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (13/10) no site da Força Aérea Brasileira (FAB), destacando que cresceu o número de mulheres no vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Duda Falcão

ENSINO

Cresce Número de Mulheres no Vestibular
do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Para 2017, elas representam 25,3 % do total de inscritos

Por Tenente Flávio Nishimori
Agencia Força Aérea
Publicado: 13/10/2016 - 09:24h


O número de mulheres buscando as carreiras do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado em São José dos Campos (SP), cresceu em relação ao ano passado. É isso que aponta o relatório de estatísticas das inscrições para o exame de admissão ao ITA 2017. No concurso de 2016 foram registradas 3.010 mulheres, representando 24% dos inscritos (12.493). Para 2017, esse montante subiu para 3.164 vestibulandas, ou seja, 25,3 % do total (12.485).

“É um aumento significativo. Para se ter uma ideia, dos 995 inscritos em São José dos Campos, 257 são mulheres”, explica o professor Luiz Carlos Rossato, chefe da seção de concursos do ITA.

O relatório de estatísticas traça um raio x do concurso de 2017 e apresenta dados interessantes. O número de candidatos inscritos, por exemplo, ficou em 12.485, sendo que 6.182 optaram pela carreira militar. Em 2016, 6.026 haviam feito essa opção. A relação candidato/vaga também se elevou e passou de 89,2 para 113,5.


Os treineiros perfazem 1.755 candidatos. Já a cidade de São Paulo é a localidade campeã quando se fala de número de inscritos (1.880), seguida por Rio de Janeiro (1.255) e Fortaleza (1.090). Quanto à especialidade escolhida em primeira opção, a mais cotada foi a engenharia aeronáutica (24/%). Em seguida vem a engenharia aeroespacial ( 21%) e, em terceiro lugar, a engenharia mecânica-aeronáutica (19%). Engenharia de computação ( 16%) e civil aeronáutica (11%) foram as com menos optantes.

A procedência escolar dos candidatos também figura dentro desse mapa estatístico. A porcentagem aproximada foi de 29% para escolas estaduais, 9% para escolas federais, 1% para escolas municipais e 61% para escolas particulares. Do total de candidatos inscritos, 24% fizeram curso preparatório. 

Vestibular

Para 2017, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) oferece 110 vagas para os cursos de engenharia nas especialidades aeroespacial, aeronáutica, civil-aeronáutica, de computação, eletrônica e mecânica-aeronáutica.


As provas de Física, Português/Inglês, Matemática e Química serão realizadas nos dias 13, 14, 15 e 16 de dezembro. Os exames serão realizados em 23 cidades brasileiras: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Teresina e Vitória.

A divulgação da relação dos candidatos classificados no exame de escolaridade será feita pela internet, no site www.vestibular.ita.br, no dia 30 de dezembro.

O curso de graduação em engenharia no ITA tem a duração de cinco anos. Os dois primeiros constituem o curso fundamental, comum a todos os alunos. Os três últimos correspondem aos cursos específicos para cada especialidade.

O candidato ao ITA, no ato da inscrição, pode fazer a opção pela carreira militar. Após o processo de seleção, observados a ordem de prioridade e os limites de vaga e de efetivo, poderá ser convocado a contar da matrícula no 1º ano do curso profissional na condição de Aspirante-a-Oficial de Infantaria, Estagiário de Engenharia. Após a conclusão do curso de graduação do ITA, será nomeado Primeiro-Tenente do Quadro de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica, da tiva. 

Assista ao vídeo institucional e conheça o ITA por meio dos depoimentos de alunos e alunas:




Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br

Comentários