CLA Se Prepara Para a Realização da “Operação Rio Verde”

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (24/10) no site da Força Aérea Brasileira (FAB), destacando que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) se prepara para a realização da “Operação Rio Verde”.

Duda Falcão

ESPAÇO

Operação Rio Verde Vai Testar Experimentos
Científicos em Ambiente de Microgravidade

Além disso haverá lançamento do veículo VSB-30

Por Tenente Andreza
Agência Força Aérea
Publicado: 24/10/2016 15:10h


A Operação Rio Verde, prevista para acontecer entre os meses de novembro e dezembro, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) localizada no Maranhão, deve testar oito experimentos científicos e tecnológicos em ambiente de microgravidade, que serão alojados na Microg2, nome da carga-útil. Além disso, haverá o lançamento do veículo VSB-30, que vai levar ao espaço pesquisas financiadas pelo Programa Microgravidade da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Para acertar os detalhes dessa missão, foi realizada, entre 17 e 20 de outubro, no CLA, a segunda reunião anual de Acompanhamento de Interfaces (RAI 2/2016) da operação.

A principal finalidade do encontro foi avaliar o andamento do apronto dos meios técnicos e logísticos do CLA, observados na Reunião do Grupo de Interfaces de Lançamento (GIL) que aconteceu em maio de 2016. A meta também foi sugerir ações, por meio de um relatório final, para o atendimento dos requisitos operacionais da Operação de Lançamento.

Participaram da reunião especialistas na área espacial do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), dos Centros de Lançamento de Alcântara e da Barreira do Inferno (CLBI), do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br

Comentário: Bom, pelo visto o efetivo lançamento do VSB-30 já ficou para dezembro.

Comentários