Atividades Aeroespaciais Chamam a Atenção de Estudantes no Planetário de Brasília

Olá leitor!

Segue abaixo mais uma nota esta postada hoje (21/10) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), destacando que Atividades Aeroespaciais chamam a atenção de estudantes no Planetário de Brasília.

Duda Falcão

Atividades Aeroespaciais Chamam a
Atenção de Estudantes no Planetário

Coordenação de Comunicação Social – CCS
21/10/2016

Fotos: Valdivino Júnior – CCS/AEB
Estudantes aprendem a fazer foguetes de garrafa pet.

Milhares de estudantes, das escolas do Distrito Federal, passaram pelo Planetário de Brasília, na última semana, atraídos pelas atividades oferecidas pelo maior evento de popularização da ciência: a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Crianças de todas as idades conheceram e participaram das atividades realizadas pela AEB Escola, programa da Agência Espacial Brasileira (AEB).

As oficinas de reciclagem de construção de carros-foguete com papelão, foguetes com garrafas pet, e a participação das crianças no lançamento dos foguetes construídos por eles próprios eram disputadas. Todos ficavam entusiasmados com a ideia de construir e ao mesmo tempo lançar o foguete.

Para o funcionário da AEB, Robson Loiola, a intenção das oficinas é despertar na criança o interesse pela ciência, e aproximá-los dos experimentos. “O foguete está distante da nossa realidade então nós trazemos a oficina para a sala de aula, uma forma de o aluno se familiarizar com a área espacial”, afirmou o professor.

“Achei muito interessante, agora com a prática podemos fazer vários experimentos e aprofundarmos mais os nossos estudos”, ressaltou o estudante Gustavo Oliveira, fascinado com o que aprendeu nas oficinas da AEB Escola. Além das oficinas, os estudantes também conheceram a réplica do Veículo de Sondagem Brasileiro – VSB-30, cedido pela AEB e exposta na área externa do Planetário.

“Todo o trabalho realizado pela AEB no Planetário de Brasília aconteceu graças a uma parceria da Agência com o Governo do Distrito Federal, que segundo o presidente da AEB, José Raimundo Braga, a tendência é crescer e se fortalecer cada vez mais”, afirmou.

O diretor do Planetário, Airton Lugarinho, tem muitas ideias, e nas próximas semanas pretende reunir-se com professores da UnB e com o presidente da AEB, a fim de implementar várias ações nas áreas de astronomia e astronáutica. Vamos tentar preencher as lacunas que existem no país, com oficinas para crianças e cursos para o ensino médio”, enfatizou.

Segundo ele, há também a pretensão de se criar um curso para divulgar a astronomia e a área espacial. “Esses cursos seriam uma forma de os professores de Geografia, Ciências e Física levarem a prática para os alunos em sala de aula. Depois vamos também oferecer cursos ao público interessado na área. Na próxima Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com certeza vamos ampliar as nossas atividades”, concluiu.


Crianças lançam foguete fabricado por elas próprias.
Alunos conhecem a história do VSB-30.
Crianças testam os carrinhos foguetes


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários