UCS Carvi Promove Competição Regional Inédita de Foguetes

Olá leitor!

Está lembrado da notícia que postamos aqui no início de agosto (veja aqui) sobre uma Competição de Foguetes de Água para alunos do Ensino Fundamental e Médio que seria promovida pela Universidade de Caxias do Sul (UCS)? Pois então, segue abaixo uma notícia postada dia (24/09) no site “UCS Minha Vida” sobre está competição.

Duda Falcão

UCS Carvi Promove Competição
Regional Inédita de Foguetes

Primeira edição do evento foi marcada por grande
adesão e envolvimento dos participantes

24/09/2016

Fotos: Claudia Velho

A primeira Competição Regional de Foguetes, realizada neste sábado (24) no Campus Universitário da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, mostrou que é possível ensinar ciência de forma interativa e divertida. Durante a competição, que contou com 16 equipes, quase uma centena de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio se envolveram e vibraram com os foguetes, feitos a base de garrafas PET e outros materiais de baixo custo, que foram lançados com propulsão à água.

20160924_111805

Na primeira etapa da competição, cada equipe realizou dois lançamentos cada e, pelo critério de maior distância, 10 equipes se classificaram para a segunda etapa. A fase final contou com a participação de seis equipes. Também pelo critério de maior distância, a vencedora foi a Apollo XII, do Colégio Estadual Ângelo Mônaco, de Fagundes Varela (173,5 metros). O segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, com a equipe Sidiney III, do Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Garibaldi, e com a equipe Nós na Lua, do Instituto Estadual de Educação Cecilia Meireles, de Bento Gonçalves.


Conforme a professora Tânia Morelatto, uma das docentes responsáveis pela coordenação, juntamente com os professores Matheus Poletto e Tiago Cassol, o evento foi inspirado na Mostra de Foguetes que integra a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Ainda segundo ela, o caráter inédito da competição na região serrana do estado estimulou que diversas equipes se interessassem em participar. “Uma equipe de acadêmicos da UCS e até uma escola de Paraíba procuram a competição. Mas, neste ano, preferimos mantê-la no nível básico. A intenção é ampliar para outras modalidades a partir das próximas edições”, ressalta. 

Nesta primeira Competição de Foguetes, participaram escolas dos municípios de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Faria Lemos, Garibaldi, Carlos Barbosa e Vacaria. A promoção é do Centro de Ciências Exatas e da Natureza e Tecnologia do CARVI, do Núcleo de Apoio ao Ensino da Matemática, do Núcleo de Apoio ao Ensino da Física e do Grupo Gincarvi Jr. – Tecnologia em Foguetes.


Confira, no vídeo, um dos melhores lançamentos da competição!



Fonte: Site UCS Minha Vida - http://www.ucsminhaescolha.com.br

Comentários